Notícias / Saúde

11/04/2019 - 10:02

Comissão de Saúde visitará Hospital Regional de Cáceres na próxima semana

Por Renata Neves

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou um cronograma de visitas técnicas a hospitais de municípios do interior que estão sob gestão do Governo do Estado e também a duas unidades de saúde de Cuiabá, durante reunião ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (10).

O Hospital Regional de Cáceres receberá a visita dos membros da comissão no dia 15 de abril. A segunda unidade visitada será o Hospital Municipal de Várzea Grande, no dia 22 de abril. No dia 06 de maio a comissão vistoriará o hospital de Rondonópolis. Já as unidades de Água Boa, Sinop e Sorriso serão inspecionadas nos dias 17 de maio, 03 de junho e 1º de julho, respectivamente.

Durante a reunião os membros da comissão decidiram incluir no cronograma o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades de Mato Grosso (Cermac), que será visitado no dia 30 de abril, e o Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adalto Botelho, que receberá os deputados no dia 15 de maio.

"Inicialmente estamos priorizando as unidades hospitalares que são administradas pelo estado. São visitas técnicas e políticas, durante as quais solicitamos números e indicadores daquela unidade, produzimos um relatório e debatemos os problemas e as soluções para os problemas, que, na maioria das vezes, passam pelo sucateamento das unidades e pela falta de recursos financeiros", explicou o presidente da comissão, deputado estadual Paulo Araújo (PP).

O deputado Dr. João José (MDB) destacou a importância dos trabalhos da comissão para melhoria dos serviços de saúde ofertados no estado. "Esperamos, com isso, ajudar a desburocratizar a saúde e principalmente 'tirar das costas'dos Pronto Socorros de Cuiabá e Várzea Grande. Somente quando descentralizar a saúde de Mato Grosso nós começaremos a ver resultados", afirmou.

Por sugestão do vice-presidente da comissão, deputado Lúdio Cabral (PT), os deputados aprovaram a realização de audiência pública no dia 13 de maio para debater a situação da Rede de Atenção à Saúde Mental de Mato Grosso, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

"Há uma insuficiência de serviços na área da saúde mental em Mato Grosso e uma grande demanda social por essa pauta e nós entendemos necessário trazer esse debate para cá e avaliar em que medidas as ferramentas que temos à nossa disposição podem ser utilizadas em defesa dessa parcela da população que carece de serviços", declarou o parlamentar. 

Durante a reunião também foram discutidos e aprovados pareceres favoráveis a 17 projetos de lei relacionados à saúde, entre eles o PL nº 75/2019, que cria o Programa Estadual de Proteção à Saúde do Trabalhador Rural, por meio do uso de protetor solar, com o objetivo de inibir a incidência de câncer de pele.

Participaram da reunião os deputados Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), Dr. João José (MDB), Dr. Eugênio (PSB) e Dr. Gimenez (PV).

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 11.04.2019 às 15:14

    Verifique a questão dos salários dos medicos que esta atrasados a uns 5 meses do Regional. O hospital não paga porque diz que o estado nao repassa! Deputado faça um pente fino!

 
Sitevip Internet