Notícias / Cidade

10/04/2019 - 13:47 | Atualizado em 10/04/2019 - 13:52

TCE concede prazo de 90 dias para prefeitura de Araputanga fazer correções no transporte escolar

Por TCE MT

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

O Tribunal de Contas de Mato Grosso concedeu prazo de 90 dias para que a atual gestão da Prefeitura de Araputanga exija das empresas contratadas para o Transporte Escolar o cumprimento de todos os requisitos obrigatórios para os condutores de veículos dessa natureza, conforme disciplina a Lei nº 9.503/1997, com intuito de minimizar o risco à segurança dos usuários do serviço público. A determinação já havia sido feita ao gestor quando o TCE constatou que dois dos quatro requisitos obrigatórios exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito não foram exigidos dos condutores dos veículos escolares das empresas contratadas.

Conforme demonstrou o relator do Monitoramento (Processo nº 24.193-8/2018), conselheiro João Batista de Camargo, o gestor apresentou a comprovação de que nove motoristas estão isentos de infrações de trânsito. Porém faltaram documentos comprobatórios de mais cinco motoristas.

O relator lembrou ainda que, conforme relato do gestor, foram feitas duas solicitações junto ao Detran-MT para autorização do Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Escolar. "Entretanto, não há nos autos documento contendo a autorização para esse curso ou a sua conclusão. Dessa forma, ainda que não tenha havido a imediata providência por parte do prefeito, nem todas as medidas tomadas são de exclusiva responsabilidade do gestor, pois neste caso existe a dependência de autorização do Detran-MT para fornecer o curso aos condutores", pontuou o relator no voto.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Estou de olhooo, em 11.04.2019 às 06:20

    Verdade Emílio, tivemos especialistas na coordenação de transporte escolar, escolhido a dedo, com os seguintes requisitos: 1 - professor pegagogo 2 - não tinha habilitação CNH Como um coordenador de transporte não tem CNH? Como a secretaria Municipal de Educação contratou? Seria o primeiro requisito. E será que os ônibus escolares (amarelinhos) estão com os equipamentos funcionando? Há cintos de segurança para os alunos?

  • por Emilio, em 10.04.2019 às 15:18

    Ainda bem que esse problema a Prefeitura de Caceres nunca teve. Sempre o transporte foi gerenciado por especialista em trânsito com grande preocupação com a segurança das crianças. Boas escolhas de equipe levam a bons resultados. Temos o que comemorar!

 
Sitevip Internet