Notícias / Cidade

08/04/2019 - 12:50

15 mil títulos deverão ser cancelados em Cáceres; prazo termina dia 26 de abril

Por Felipe Deliberaes

Através de uma parceria com o Cartório Eleitoral, sete servidores da Câmara Municipal de Cáceres auxiliaram no cadastramento biométrico obrigatório da população do município ao longo das últimas quatro semanas. 

Com o contingente extra, além do veículo cedido para transporte, possibilitou-se a realização de mutirões nas zonas rurais do município, como nos distritos do Caramujo e Vila Sadia, e a emissão de senhas aumentou em 150%.
 
Estes mutirões duraram até a última sexta-feira (05). O cadastramento continua normalmente no Ganha Tempo e no próprio Cartório Eleitoral, ambos localizados no Centro. No entanto, a se manter o atual ritmo de novos registros biométricos, milhares de munícipes deverão ter seus títulos cancelados.

O chefe do Cartório, Iury de Costa e Faria, concedeu entrevista para prestar números e esclarecer dúvidas.
 
Números
 "Estamos com 65% dos eleitores do município cadastrados. Isso significa que cerca de 22 mil ainda não fizeram o registro da biometria. Será praticamente impossível fechar este número até o final do prazo [dia 26 de abril]. Também é preciso ser dito que a população não tem comparecido como antes. Estamos emitindo cerca de 350 senhas por dia. Ao longo do mês passado, eram por volta de 700 por dia. Nesse ritmo, teremos pelo menos 15 mil títulos eleitorais cancelados na cidade."
 
Extensão do prazo
 "Não seria possível estender o prazo mais uma vez porque há limitações logísticas. Questão de pessoal, questão técnica... Já foi difícil o Tribunal Regional Eleitoral aprovar a primeira extensão [de 29 de Março para 26 de Abril], a votação foi 4 a 3. Estender mais uma vez atrapalharia o calendário do TRE. Os equipamentos que estavam aqui precisavam ir para outras cidades."
 
Outros motivos para a baixa adesão
"Boa parte dos ausentes são pessoas de zona rural. É possível que a informação simplesmente não chegue até eles. Mas tem muita gente que simplesmente não quer vir, não liga para as consequências. Mas o trabalho do Cartório não para: continuaremos atendendo as pessoas que tiverem títulos cancelados, para regularizar a situação delas."
  
Reforço dos servidores públicos
"Foi importantíssimo. Antes da chegada deles, fornecíamos 200 senhas por dia aqui no Cartório Eleitoral. Era o nosso limite. Com o reforço, chegamos a 500 pessoas por dia. O auxílio deles também nos permitiu fazer os mutirões em distritos populosos, como na Vila Sadia, Nova Aparecida e Caramujo, e alcançar a população que não consegue vir ao Cartório ou ao Ganha Tempo."
 
Consequências do título cancelado
"O principal problema será com a Receita Federal. De tempos em tempos, ela cruza os dados com a Justiça Eleitoral, e o cancelamento pode gerar pendências no CPF. O INSS também pode cobrar destas pessoas a regularização, e até mesmo suspender os benefícios."
 
Processo de regularização
"É um processo simples. O eleitor deve levar documentos pessoais originais com foto e um comprovante de endereço. Aceitamos até mesmo notas fiscais e carnês de lojas. Em questão de dias o título estará regular de novo."

Próximas ações de cadastramento
 "Com o fim dos mutirões, vamos fazer o cadastramento para os policiais militares. Estamos buscando viabilizar cadastramentos em empresas e escolas também."

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lucas, em 08.04.2019 às 14:09

    Mito é Bolsonaro Merda que vocês elegeram seus bolsominios sem noção kkkkkk, agora se já fez a biometria para que atualizar novamente se a biometria por si já é atualização do cadastro junto ao TRE, sem ofensas deve ser eleitor do BOZO

  • por Fernando, em 08.04.2019 às 13:03

    Estão falando que quem já tem a Identificação Biométrica no titulo tem que ir fazer novamente, dizendo que é para atualizar os dados no cartório eleitoral.. isso é verdade ou mito?

 
Sitevip Internet