Notícias / Cidade

08/04/2019 - 06:16

Prefeitura alerta sobre importância de manter terrenos limpos

Por PMC

Baseado no Código de Obras e Posturas do município, a Prefeitura de Cáceres coloca em prática as leis que obrigam os proprietários de lotes urbanos a manterem limpos os terrenos, livres de lixo, entulho e mato.
No primeiro momento, os donos de lotes sujos são notificados, com um prazo para executarem as devidas limpezas. Caso não o façam, são multados em 50 URMs (R$ 1.892,50) conforme determinado em lei. Em seguida, a Prefeitura executa a limpeza e soma os custos do serviço ao valor da multa, totalizando mais de dois mil reais.

A Prefeitura informa ainda que a medida se faz necessário em razão do grande número de lotes com aspectos de abandonados pela cidade, cobertos de todo tipo de sujeira e presença de animais peçonhentos, como cobras e aranhas, sendo que o que mais preocupa é a infestação do caramujo africano, que se intensifica com as chuvas nesta época do ano.

Trata-se de um caso de saúde pública e o município busca o controle nessas situações que ameaçam a saúde da população.

O caramujo pode transmitir doenças graves
Cientificamente chamado Achatina fulica, quando infectado por um parasita pode transmitir duas doenças diferentes, a estrongiloidíase e a meningite eosinofílica. Tem como características cerca de 15 a 20 cm de comprimento e chega a pesar 200 g.

A meningite eosinofílica acontece quando o verme chega no sistema nervoso central inflamando as meninges que recobrem o cérebro. A estrongiloidíase causa intensa dor abdominal que pode ser confundida com apendicite.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rodrigo Brasil, em 08.04.2019 às 14:19

    Bom senso alerta! Pague suas contas em dia, não deva para os outros e saia postanto fotos nas redes sociais, pague seu IPTU e mantenha os documentos do seu veículo em ordem (mude a tarja da placa para a cidade que você mora) e, só então, venha cobrar o que é seu por direito! E mais, lotes urbanos deveriam ser cercados com alambrado (para não virar esconderijo de bandido e nem disfarçar o mato alto) e deveria haver cobrança de IPTU progressivo para os lotes, pois há muita especulação imobiliária o que só torna o comércio desta cidade "turistíca" mais decadente, afinal, do lado da sua loja tem um terreno sujo, poeirento e cheio de mato e bicho!

  • por joao, em 08.04.2019 às 13:56

    Só acredito vendo! Vários bairros da cidade, principalmente centro só matagal. Nunca faz nada. Quando ia começar mesmo a leiloar os terrenos com iptu atrasado??? Francis é igual Papagaio so conversa fiada

  • por Angela Leão, em 08.04.2019 às 09:10

    Ja passou da hora da prefeitura agir, espero que sejam mesmo notificados.

  • por JUNKIANO CANSADO DE APANHAR, em 08.04.2019 às 08:44

    População alerta a prefeitura que todos os maquinários para se ter um asfalto descente já foi comprado, agora teremos esperar o que mesmo? Outro bingo pra ver se sai um asfalto de qualidade para as ruas de Cáceres? É Francis, ta difícil as condições das nossas ruas, será que você não vê isso? Pelo amor de Deus, tenha compaixão de nós Cacerenses.

  • por Felicio de almeida, em 08.04.2019 às 07:33

    Porque até o presente momento a Lei não foi colocada em pratica?

  • por Jr, em 08.04.2019 às 06:44

    População alerta prefeitura de manter as ruas limpas e um asfalto descente!

 
Sitevip Internet