Notícias / Cidade

07/04/2019 - 13:05

Vila Bela começam plano para implementar etnoturismo

Por Thalyta Amaral

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Oito municípios de Mato Grosso já começaram os preparativos para implementar o etnoturismo. Essa modalidade de turismo envolve a imersão na realidade de comunidades tradicionais. Territórios indígenas, ribeirinhos e quilombolas fazem parte dos locais em que há os moradores se organizaram para planejar a visitação e mostrar sua cultura para o mundo.
 
Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) mostram que comunidades de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá), Campo Novo do Parecis (396 km a Nordeste), Nobres (146 km a Médio-Norte), Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte), Barra do Garças (509 km a Leste), Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul), Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul) e Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste) já procuraram se capacitar e estão na fase de planejamento da visitação.
 
Leia também - Comércio espera retomada no consumo durante a Páscoa
 
“Mato Grosso tem comunidades com identidades étnicas muito fortes. Já existem algumas iniciativas, mesmo antes de se ter legislação sobre isso. O desejo de fazer etnoturismo tem que surgir da comunidade. A ideia é que eles sejam os protagonistas do processo, que decidam o que vão fazer e o que querem mostrar para os turistas”, explica a coordenadora de Estruturação e Qualificação do Turismo da Sedec, Bruna Mendes Fava.
 
Iniciativas semelhantes já ocorrem em comunidades do Amazonas e Roraima, onde os turistas, especialmente os estrangeiros, querem conhecer a vivência em uma comunidade tradicional, as festividades, rituais, alimentação. Em alguns casos os turistas passam a noite no local, para ter uma experiência ainda mais imersiva.
 
“O etnoturismo é uma potência. Muitas comunidades sobrevivem da agricultura de subsistência, mas nem sempre é suficiente, e o etnoturismo é uma possibilidade sustentável de gerar renda”, afirma a coordenadora.
 
Mas, para colocar em prática esse plano, essas comunidades precisam de investidores. “Podem contribuir empresas que precisam prestar contas de impactos ambientais. É uma forma de não deixar a tradição morrer, fortalecer a economia local e beneficiar as empresas que precisam reduzir os impactos ambientais”.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet