Notícias / Cidade

06/04/2019 - 10:54

Consórcio Nascentes do Pantanal se reúne com o governador para apresentar demandas

Por AMM

O Governo do Estado pretende ampliar a parceria com os municípios por meio do fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, construindo um novo modelo de gestão. Para debater o assunto os prefeitos participaram de reuniões com o governador Mauro Mendes nesta sexta-feira (5), em Cuiabá. Durante o encontro, em que os gestores foram atendidos de forma regionalizada, os prefeitos apresentaram várias demandas, principalmente relacionadas à infraestrutura, como recuperação de estradas e pontes.

O presidente da Associação Mato-grossense  dos Municípios- AMM, Neurilan Fraga, que também participou da reunião, disse que dos 15 consórcios intermunicipais, 10 são atuantes, mas a expectativa é que em 60 dias todos estejam ativos . “É preciso que os prefeitos que não sejam filiados aos consórcios  se associem, pois a prioridade do Governo será o atendimento das demandas coletivas”, assinalou.  

O governador Mauro Mendes reforçou que as soluções coletivas para os municípios terão preferência sobre as individuais. Em maio haverá uma nova rodada de reuniões de trabalho com os consórcios, que serão atendidos separadamente. Mendes pediu que os prefeitos se reúnam para estabelecer prioridades e sugestões de como o Governo do Estado pode ajudar cada região. As propostas elaboradas devem ser encaminhadas ao Governo do Estado com, no mínimo, três dias de antecedência para que o governador e equipe possam estudar as sugestões e verificar a possibilidade de atendimento das demandas. 

“Equipar os consórcios está dentro das nossas diretrizes e o Estado está disposto a colocar recursos em soluções coletivas, apesar de todas as dificuldades”, afirmou. As reuniões de trabalho com os consórcios devem acontecer a cada dois meses para debater as demandas regionais.

Os prefeitos manifestaram muita preocupação com a infraestrutura nos municípios e demandaram apoio do Estado para solucionar várias questões.

O presidente do Consórcio Nascentes do Pantanal, prefeito de Glória D´Oeste, Paulo Remédio,  também apresentou as dificuldades da região. “Atendemos 900 quilômetros com uma patrulha. Precisamos de mais maquinários e óleo diesel”, destacou. A ajuda com combustível também foi solicitada pelo presidente do consórcio do Vale do Guaporé, prefeito de Nova Lacerda, Uilson José da Silva, que pediu parceria para viabilizar óleo diesel para a região.

O prefeito de Nova Maringá, que integra o Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai, João Braga Neto, que está no terceiro mandato, apresentou algumas dificuldades ao governador e equipe, como uma grande extensão de estradas de terra e dificuldade para escoamento de produção e trafegabilidade, principalmente no período chuvoso. “Além disso, estamos a 300 quilômetros de distância do hospital regional e com a chuvas é necessário o decreto de emergência”, ressaltou.

A prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, vice-presidente do consórcio do Vale do Rio Cuiabá, disse que a maioria dos municípios da região têm a economia baseada no turismo e agricultura familiar. “Mas falta infraestrutura e fortalecimento de programas e projetos, entre outras demandas, como regularização fundiária, inspeção sanitária e licenciamento ambiental”, afirmou.

 As dificuldades na área de saúde também foram abordadas durante a reunião. O prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, destacou a crise na região Sul. “O hospital regional, que faz mais de seis mil procedimentos, está em situação difícil e com dificuldade para atender a população”, frisou.

O governador Mauro Mendes reconheceu a complexidade da saúde no estado e disse que até o final do mandato dos atuais prefeitos pretende quitar os débitos do estado com os municípios. Ele pediu ao secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, para agendar reuniões com os prefeitos, via consócio de saúde, para ouvir a demanda de cada região.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Politicaenossa, em 06.04.2019 às 12:48

    E o bonito do Francis querendo sair do consórcio. Acho que o governador deve ter falado com ele, pois ele voltou atrás na decisão de sair do consórcio de saúde e o atendimento retornou ao normal desde do dia 1/04. Hj tudo é coletivo, individualismo já não existe mais, ou Francis aprende a trabalhar em equipe brevemente será extirpado da política.

 
Sitevip Internet