Notícias / Mato Grosso

02/04/2019 - 17:38

Energia elétrica sobre 11,29% na segunda em Mato Grosso

Por JK Notícias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio anual de 11,29% nas tarifas de energia elétrica em Mato Grosso. O aumento vale a partir da próxima segunda-feira (8).

O reajuste para os consumidores atendidos em baixa tensão será de 11,21%, em média, enquanto o aumento médio para as tarifas de consumidores atendidos em alta tensão será de 11,49%. Assim como para outras duas distribuidoras que tiveram seu reajuste homologado nesta terça-feira, o principal motivo que levou a tal índice foi o aumento dos itens financeiros da tarifa, já incluídos os efeitos positivos do pagamento antecipado do empréstimo da chamada Conta ACR, que cobriu custos extraordinários com risco hidrológico em 2014, e dos ajustes em rubrica da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que colaboraram para segurar a alta.

O aumento dos custos de energia também influenciou o reajuste, em especial pelo aumento do valor da energia gerada por usinas operadas pelo sistema de cotas e pelo impacto da variação cambial na energia da Hidrelétrica de Itaipu. m Mato Grosso, a distribuição da energia é feita pela empresa Energisa que atende 1,4 milhão de unidades consumidoras. 

O aumento em Mato Grosso foi ligeiramente menor que em Mato Grosso do Sul, onde e Energisa também opera. Lá a alta foi de 12,39%.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet