Notícias / Educação

02/04/2019 - 09:50

Tese sobre Bacia Paraguai-Paraná concede Doutorado a professor Adriano

Por Jonas da Silva

MTHoje

 (Crédito: MTHoje)
O professor Adriano Silva, agora Doutor pela Universidade do Estado do Rio (UERJ), reforça o currículo educacional em Mato Grosso. O ex-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem perfil peculiar para os novos tempos. Experiente na gestão pública, nunca se esqueceu do aperfeiçoamento nos estudos acadêmicos.

O tese defendida na sexta-feira passada (29/3) na UERJ consolida uma carreira iniciada no interior e amplia debate de uma região estratégica no Estado e um dos mais importantes eixos logísticos do Brasil: Cáceres e o rio Paraguai. O título de professor Doutor foi obtido com a pesquisa “Teoria da governança econômica dos bens públicos: estudo do caso da Bacia Paraguai-Paraná”.

Na síntese da sua tese, o professor Doutor Adriano ressalta o caráter fundamental da Hidrovia Paraguai-Paraná como indutora de Mato Grosso e do Brasil, “determinante para o desenvolvimento local e regional” da América do Sul. A hidrovia tem ligação histórica, desde o século XIX, com o comércio de exportação de todo o continente.

“A HPP (Hidrovia Paraguai-Paraná) foi criada a partir de iniciativa brasileira, mas tem seu aporte fluvial compartilhado para toda a América do Sul, integrando economicamente os territórios e defendendo o desenvolvimento sustentável”, contextualiza o professor. “A HPP, se gerida de maneira consciente, pode representar uma mudança da composição geopolítica de integração regional entre os países limítrofes da Bacia do Prata”, acrescenta.

A hidrovia se estende de Cáceres (219 Km a Oeste de Cuiabá, via BR-070), na divisa com a Bolívia, até o porto de Nueva Palmira (Uruguai), com 3.442 Km de extensão, depois de atravessar o Paraguai ao meio. No Brasil Império e República, mercadorias e novidades do comércio, tecnologia e moda (confecções e tecidos) chegavam a Cuiabá da Europa e Rio de Janeiro pela hidrovia, no leito do rio Paraguai, após passar por Corumbá (MS) e Cáceres.

A hidrovia, ressalta o professor Doutor Adriano, tem significado histórico e econômico para o Brasil, pois atravessa a América do Sul e une os países do Mercosul. Além da hidrovia propiciar destaque para a própria diplomacia brasileira, pois detém o maior fluxo fluvial da América Latina e banha reservas ambientais relevantes e torna a produção e integração competitiva.

O professor

O agora professor Doutor Adriano Silva, ex-deputado estadual, suplente de deputado federal e presidente do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat), ingressou na Unemat como professor na Faculdade de Direito em 14 de abril de 1997.

Em 2002 concluiu seu Mestrado. Foi eleito coordenador do curso de Direito no ano seguinte, diretor da faculdade em 2005. Já em 2006, foi eleito coordenador do campus de Cáceres. Em 2010 foi eleito reitor da Unemat. Trabalha há 22 anos na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Silva, em 03.04.2019 às 08:40

    Então agora e doutor em bacia...

  • por de Cáceres, em 03.04.2019 às 06:41

    Larga de blá blá blásó falta querer usar a Unemat de novo para politica..se vier pra prefeito...é outra pancada...

  • por RUITENALDO SILVA SOUZA, em 02.04.2019 às 23:30

    PARABÉNS PROFESSOR DOUTOR ADRIANO POR MAIS ESSA CONQUISTA MOSTRANDO CLARAMENTE A DEDICAÇÃO E O EMPENHO DO SENHOR EM SE QUALIFICAR E AJUDAR QUER COMO PROFESSOR, REITOR E DEPUTADO SEMPRE A EDUCAÇÃO E DE MODO MUITO ESPECIAL NOSSA QUERIDA CIDADE DE CÁCERES.

  • por jairo lima, em 02.04.2019 às 22:22

    Parabéns, Doutor Adriano Silva, por esta conquista, com certeza contribuirá ainda mais com Cáceres, mato Grosso e com nosso querido Brasil.

 
Sitevip Internet