Notícias / Educação

02/04/2019 - 08:38

IFMT Campus Cáceres realiza a sexta edição dos Jogos Olímpicos

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
       Dezenove equipes compostas por estudantes, servidores e colaboradores terceirizados participam da sexta edição dos Jogos Olímpicos do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo.

O evento já se consolidou no calendário acadêmico da instituição como ação educativa de integração, saúde e formação humana.

A edição 2019, com início na última sexta-feira (29.03), envolve cerca de 500 atletas nas modalidades individuais de Tênis de Mesa, Xadrez e Mini Maratona e coletivas em Basquete Trio, Handebol, Futsal, Vôlei Misto e Vôlei de Praia.

            Organizado em rodadas que se realizarão em quatro finais de semanas no complexo poliesportivo do campus, além das modalidades olímpicas, os jogos terão atividades integradoras coletivas em provas como Caça ao Tesouro, Apresentação de Danças, Concurso de Jingle autoral dos jogos e Cabo de Guerra também chamada jogo de corda em que as equipes disputam em teste de força. Ainda com o objetivo de refletir posturas e trabalho em equipes e incentivar o espírito solidário, os jogos promovem as provas de Conservação da Sala de Aula com observação de higiene e organização dos espaços e Arrecadações de Alimentos não perecíveis que serão doados a uma das instituições sociais de Cáceres.

Na cerimônia de abertura, presidida pelo diretor-geral do campus, professor Salmo César da Silva, trabalhadores terceirizados, servidores e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática, do curso Técnico Subsequente em Agropecuária e dos cursos superiores em Biocombustíveis e Engenharia Florestal apresentaram as suas equipes. Ao abrir os trabalhos, o diretor destacou o caráter educativo dos jogos e o alerta para o respeito e o espírito esportivo de trabalho em equipe.

A Tocha Olímpica foi conduzida pelo atleta Reginaldo Florêncio de Oliveira, trabalhador terceirizado da instituição que participa desde a primeira edição dos jogos. A escolha para condução do fogo olímpico foi uma homenagem às trabalhadoras e trabalhadores terceirizados em reconhecimento aos serviços prestados ao IFMT Cáceres. Em seguida, os atletas proferiram o juramento do atleta conduzido por João Vitor Cardoso, estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária.

O presidente da Comissão Permanente de Esportes do IFMT Cáceres, professor Roberval Emerson Pizano, destacou o esforço da instituição para realizar os jogos em um momento de restrição orçamentária e crise. "Mesmo nesse momento de crise, estamos superando e a cada ano construindo um evento melhor", afirma Pizano.

A modalidade de Vôlei Misto marcou os jogos de estreia na tarde da ultima sexta-feira envolvendo as equipes do 3º semestre de Engenharia Florestal e do 1º C do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática; do primeiro semestre em Engenharia Florestal com a equipe do 3º D do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária; e da equipe dos servidores com o 3º D do Curso de Agropecuária Integrado.

Entre as autoridades acadêmicas, participaram da mesa de abertura dos jogos, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do campus, professora Juçara Tinasi e o diretor de Administração e Planejamento do campus, Marcelo Oliveira Galvão.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet