Notícias / Educação

01/04/2019 - 02:37

Infestação de morcegos obriga alunos deixar salas de aula em escola na fronteira

Por Sinézio Alcântara

Uma infestação de morcegos em uma escola da zona rural, em Cáceres, está obrigando professores a ministrar aulas em um salão anexo às salas da escola. O caso acontece na escola da localidade de “Roça Velha” região da fronteira com a Bolívia, a 80 quilômetros do município. Conforme, a mãe de uma aluna, que não quis se identificar, milhares de morcegos fizeram a colônia, entre o teto e o telhado da escola.  

A direção da unidade escolar está tendo dificuldade em resolver o problema. É que os morcegos são considerados animais silvestres e, logo, protegidos por lei. Matá-los, se configura crime ambiental.  

A mãe da aluna, disse ainda que, além do incômodo com os mamíferos voando sobre as salas de aulas, até mesmo os computadores da escola estão desativados em razão das fezes dos animais. “A situação é insuportável. Além do odor característico, são fezes de morcego para todo lado. Até mesmo os computadores da escola estão desativados, em razão das fezes que os bichos deixam em todo lugar”.

A situação é preocupante porque o morcego é transmissor de várias doenças, entre elas: raiva, ebola, histoplasmose (doença respiratória), Salmonelose (ataca intestino e provoca febre) e trazem parasitas como pulgas, ácaros, moscas e etc.

A secretaria municipal de Educação, diz que as colônias de morcegos em escolas da zona rural é um problema crônico da região. E, a situação se complica, segundo ela, porque é difícil uma forma de combatê-los, em razão principalmente, de não poder mata-lo.

A secretaria informou que já trocou o forro do telhado da escola, tapando todas as entradas para impedir que os morcegos entrassem, mesmo assim, afirma, eles voltaram. Disse que, ainda nesta semana, estará entrando em contato com órgãos ambientalistas, IBAMA ou Sema, para se informar da maneira correta para afugentá-los.

O morcego tem hábitos noturnos. É na noite que sai à caça e por isso é tão assustador, pois os seus voos rasantes, à busca da caça, geralmente são baixos. Durante o dia se esconde em cavernas, quartos escuros, troncos de árvores, frestas de telhado e onde mais que seja possível manter-se na escuridão e dorme de cabeça para baixo, com as asas recobrindo o seu corpo. No Brasil existem 123 tipos de morcego.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jucelia Alves Monteiro, em 01.04.2019 às 08:02

    Também vão parar as aulas pra dedetizar a escola em período letivo, igual a Dom Máximo? Não poderiam ter feito isso em janeiro, quando não tinha aula? Não deve ser o primeiro lugar do Brasil que tem problemas com morcego.

 
Sitevip Internet