Notícias / Mato Grosso

31/03/2019 - 13:57

Março registra mortes, estupros, sequestros e espancamentos em MT

Por Reporter MT

Um levantamento feito pelo site  aponta que quatro mulheres foram violentamente assassinadas em Mato Grosso e várias foram vítimas de agressão, no mês de março, considerado o mês da mulher. 
Os principais agressores e assassinos continuam sendo maridos, namorados e companheiros das vítimas. 

O primeiro feminicídio noticiado foi o da idosa Maria Barbosa dos Santos, de 92 anos. Ela teve a casa invadida no dia (17) por um pintor, que havia contratado dias antes. Ele a estuprou e a espancou tanto que a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu. Alexandro Antunes de Oliveira da Silva, 29 anos, foi preso pelo crime.

Um dia depois, na segunda-feira (18), Emily Tawanne da Silva Rodrigues, 20 anos, também foi estuprada e esfaqueada na frente da mãe, em Sinop (500 km ao Norte). A jovem tentou se defender e gritou por socorro. O crime aconteceu no quintal da casa onde morava com a mãe.

A mãe da jovem disse que a filha saiu para o quintal de casa para fumar e logo em seguida ouviu gritos de socorro. Ela contou que viu um homem armado com uma faca, com as calças abaixadas em cima da filha. 24 horas depois um homem foi linchado na cidade por suspeita de ser o autor do crime.
No dia (25), Rosângela Alves de Souza, 39 anos, morreu após ser degolada pelo próprio marido. O crime aconteceu em uma fazenda do município de Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá).

A Polícia Judiciária Civil realizou a prisão de Marcelo Delguingaro da Silva, de 34 anos, poucas horas depois do crime, por homicídio qualificado. De acordo com testemunhas, o assassino cometeu o crime após uma discussão motivada por ciúmes. À polícia, ele alegou que a mulher havia gritado com ele.
No dia seguinte, terça-feira (26), Francisca Cabrera Gonzalez, 52 anos, foi morta com um tiro de espingarda calibre 12 no rosto. O principal suspeito de ter cometido o crime é o marido dela, Aparecido da Silva Ferreira, 46 anos, que fugiu do local afirmando que iria se matar.

O crime aconteceu no início da noite, no sítio em que o casal morava, localizado no Assentamento Olga Benário, no município de União do Sul (a 657 km de Cuiabá).

Tentativas

Um dia após o Dia Internacional da Mulher, sábado (09), Jairo Bezerra Silva Júnior, de 25 anos, foi preso por tentar matar a esposa na porta de um hospital em Pontes e Lacerda (483 km de Cuiabá). A vítima estava ferida por sofrer um acidente de moto, os dois começaram a discutir dentro da unidade de saúde e depois foram para o lado de fora do hospital, onde o homem sacou uma arma e apontou para a mulher a ameaçando de morte.

No domingo (10), uma jovem de 22 anos foi perseguida e atropelada pelo ex-marido da amiga. Ambas caminhavam juntas pelo bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, quando ele acelerou o carro em direção a elas. A mulher alvo do atentado escapou do atropelamento, mas a outra foi atingida e sofreu lesões na cabeça e na perna. 

Na segunda-feira (11), Aplínio Oliverira de Albuquerque, 26 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar por manter a ex-mulher, de 37 anos, trancada por três dias sob ameaças. A detenção aconteceu no bairro Vila Saudável, em Barão de Melgaço (a 110 km de Cuiabá).

Quando foi libertada pelos policiais, a vítima também afirmou que foi esfaqueada pelo ex-marido dias antes do sequestro. As facadas atingiram o braço e a cabeça dela, porém ela não denunciou o homem por medo.

No domingo (24), Eberson de Arruda Paula, 32 anos, foi preso em flagrante por ameaçar matar a ex-mulher e também uma idosa de 91 anos, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. Ele estava prestes a atirar contra a vítima, quando a Polícia Militar chegou ao local.

Na segunda-feira (25), Daniel Alves de Queiroz, 36 anos, foi preso em flagrante após espancar a mulher dele, de 46 anos, no meio da Rua F, no bairro Residencial Coxipó, em Cuiabá. A vítima apanhou tanto, que teve o braço quebrado e sofreu luxação nas costelas.

Dados

A Secretaria de Estado de Segurança Pública afirmou que o número de mulheres mortas no mês de março deve ficar pronto até 15 de abril. Os assassinatos devem ganhar a qualificadora de feminicídio somente na conclusão dos inquéritos policiais.

Nos dois primeiros meses deste ano 16 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso.

No ano passado, o Estado de Mato Grosso registrou 38 casos de feminicídio entre janeiro e dezembro, o que representa mais de três ocorrências por mês. Conforme levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o montante representa 4% do total de homicídios registrados no Estado, que foram 916. Já com relação ao total de mortes de mulheres, que foram 82 entre janeiro e dezembro, os feminicídios correspondem a 46% dos casos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet