Notícias / Cidade

29/03/2019 - 09:04

Audiência para debater Reforma da Previdência acontece hoje em Cáceres

Por Joner Campos

Vai ser realizada nesta sexta-feira (29) aqui em Cáceres uma audiência pública para debater a reforma da previdência. O encontro convocado por sindicatos, associações e movimentos sociais será no plenário Henio Maldonado da Câmara de Vereadores do município.

Além dos representantes de categoria a audiência também deve contar com a presença do deputado federal por Mato Grosso, Dr. Leonardo Albuquerque, do Solidariedade. Em outra oportunidade o parlamentar já se disse contrário ao texto da reforma proposto pelo governo federal.

Outros deputados estaduais também devem participar da audiência, entre eles os deputados, João Batista (Pros) e Lúdio Cabral (PT).

De acordo com a presidente da subseção da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat) em Cáceres, Luciene Neves, a intenção é mostrar quais são os riscos de uma mudança como essa. "Não é uma reforma, mas uma destruição da Previdência Social. Se a proposta passar nós veremos cada dia mais a diminuição dos direitos. Como é possível mas condições atuais uma pessoa conseguir trabalhar 40 anos ininterruptos e ainda com essa idade mínima?" Questiona Neves.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT), Célia Cristina de Campos Santana de Carvalho, a Reforma retira direitos conquistados inclusive pela Constituição. "É uma situação que nos preocupa e por isso estamos encampando essa discussão em Cáceres, para levar esclarecimento pra população. O governo está enganando o cidadão dizendo que a reforma veio para tirar privilégios de servidores públicos, mas nós vemos que não é isso. É uma reforma que vai atingir a todos os trabalhadores." afirma Célia.

O presidente da subsede em Cáceres do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT), Régis Aparecido de Oliveira, acredita que a proposta do governo só tende a prejudicar os mais desfavorecidos. "É o assassinato da nossa seguridade social e a implantação de um regime que vai ferir de morte a classe mais humilde. Então nós dos sindicatos nos mobilizamos para ouvir a sociedade e fazermos ser ouvidos também pelo poder público" lembra o sindicalista.

De acordo com Maria Aparecida Gonçalves Batista Pereira, filiada ao Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT, as propostas da PEC da Previdência vão causar irreparáveis prejuízos a toda a classe trabalhadora, seja os trabalhadores pertencentes do regime geral do setor privado, ou do setor público. “O aumento da idade mais elevação do tempo de contribuição para 40 anos, representa empecilhos enormes para se obter a aposentadoria em tempo integral, e digo isso com base nos altos índices de desemprego do nosso país. As pessoas submetidas ao trabalho informal, aquelas que são acometidas por doenças, que no meio da sua vida laboral vão perder esse direito de estar contribuindo, vão ser dispensadas interrompendo assim a sua contribuição previdenciária” destaca.

Claudinei Lima presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), destacou que a PEC da Reforma da Previdência é um retrocesso nos direitos dos trabalhadores. “Vai impactar principalmente sobre as mulheres, pois há uma isonomia entre homens e mulheres nessa nova reforma, e a redução dos benefícios da aposentadoria. Somos totalmente contra por entender que é um retrocesso na legislação, e na questão social da destruição de renda, vindo a perder o seu caráter social da qual ela foi constituída”, encerra o sindicalista.
A audiência pública é realizada nesta sexta-feira (29) a partir das 19h na Câmara Municipal de Cáceres, que fica na esquina da rua Coronel José Dulce esquina com a avenida General Osório.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por nildo, em 29.03.2019 às 16:55

    serve sim jose andrade desde que fosse discutido com todos os deputados do estado se cada estado fizer isso conversar com os seus deputados teremos grandes chances de derrubar essa reforma da previdencia temos que pressionar nossos deputado dizendo que nois nao queremos essa reforma desse jeito que esta proposto.

  • por JOSE ANDRADE, em 29.03.2019 às 10:01

    ESSE TIPO DE AUDIENCIA NÃO RESOLVE NADA E SOMENTE CONVERSA FIADA,APARECE UMA MEIA DUZIA DE SINDICALISTAS QUE GANHA EM CIMA DAS CLASSES A QUAL ELES DIZEM REPRESENTAR,MAS NA REALIDADE SO MAMAM DEITADOS E SOMENTE ARTICULAM GREVES E MAIS GREVES E NUNCA CONSEGUEM NADA.UM VERDADEIRO TABULEIRO DE BLA BLA. O QUE UMA AUDIENCIA PUBLICA AQUI VAI RESOLVER SOBRE UMA QUESTÃO QUE SERÁ VOTADA EM BRASILIA,SOMENTE POLITICAGEM LIDERADA PELO QUASE PARADO DEPUTADO FEDERAL,QUE AO MEU VER TERÁ UM MANDATO DE FEDERAL PIOR DO QUE O QUE TEVE DE ESTADUAL.VERDADEIRO POLITIQUEIRO.

 
Sitevip Internet