Notícias / Cidade

28/03/2019 - 14:36

Peixe Santo está de volta em abril

Por Clóvis Almeida - Prefeitura de Cáceres

O Projeto Peixe Santo da Prefeitura de Cáceres volta a oferecer produtos frescos direto do produtor para o consumidor, na campanha que já é uma tradição na cidade.

Programado para os dias 16, 17, 18 e 19 de abril próximo, o Projeto peixe Santo, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, pretende comercializar mais do que na campanha do ano passado, quando foram vendidas quase 6 toneladas de peixes.

Serão três pontos de vendas com peixes tambaqui oferecidos a R$ 12 o quilo, na SICMATUR, no Centro de Múltiplo Uso na Rua dos Madeiros do bairro Cavalhada e no Sindicato do Servidor Público, em frente a Prefeitura.

Toda a produção é produzida em cativeiro e vem direto da Agricultura Familiar, através de tanques nas propriedades dos piscicultores Adalberto da Paiol, Paulo Braúna, João Martins e Elias do Facão.
O coordenador de Agricultura da Prefeitura, Iturama, avisa que haverá peixe suficiente para suprir a demanda, que aumenta bastante na Semana Santa.

O prefeito Francis Maris Cruz disse que o Projeto Peixe Santo é a oportunidade de a população comprar produto de qualidade por preço mais em conta, além de oportunizar também os produtores da Agricultura Familiar, ao fomentar a piscicultura, ramo que vem crescendo em Cáceres. “Estamos investindo na abertura de tanques de peixes em parceria com o produtor e oferecendo técnicos e serviços para que o ele possa ter mais opções de produção para subsistência e comercialização”, salienta o prefeito Francis.

Tambaqui
Tambaqui (Colossoma macropomum), também chamado de Pacu Vermelho, é um peixe de água doce e de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta com raios na extremidade; dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. Boca prognata pequena e forte com dentes molariformes. A coloração geralmente é parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Os alevinos são cinza-claro com manchas escuras espalhadas na metade superior do corpo. Peixe do qual se aproveita a saborosíssima carne e o óleo.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet