Notícias / Direto da Fonte

25/03/2019 - 13:25

Paixão em administrar

Por Da Redação

Há dias tenho conversado com políticos e empresários de Cáceres, e a maioria tem demonstrado preocupação com os impactos da saída da cidade do Consórcio de Saúde que ajudava muito no atendimento da população, especialmente com médicos especialistas. Por birra da administração Francis Maris (PSDB) e Eliene Liberado Dias (PSDB), os efeitos da saída do Consórcio já começaram. Os cacerenses que trabalham na regulação e gestão do Consórcio dentro Hospital Regional, há mais de dez anos, estão sendo demitidos por conta da mudança da sede para Mirassol D’Oeste. O comércio da cidade já sente os reflexos porque pacientes da região que vinham diariamente para se tratar em Cáceres, estão deixando de vir. Com isso, restaurantes, lanchonetes e ambulantes já reclamam da queda do movimento. De forma criminosa, a atual gestão de Cáceres está jogando no lixo os esforços de anos da Fapan, Unemat, hospitais e da iniciativa privada para consolidar a cidade como Polo de Saúde. Francis achou que com a saída de Cáceres, o Consórcio ia quebrar. Pelo contrário, os deputados Dr Gimenez (PV), Valmir Moreto (PRB) e doutor Leonardo (SD), fizeram um pacto para repassar emendas para entidade. Ou seja, ficará mais forte. Só para lembrar, Francis queria presidir o Consócio, mas os prefeitos, sabendo da fama de mau gestor, não deixaram. Ai ele ficou bravinho saiu e o povo foi quem se ferrou.  A má gestão é evidente e a prova é que os médicos do Pronto Socorro falam em demissão em massa por causa da ameaça de redução de salário. Outro exemplo de má gestão, é que há dois anos, o município paga os agentes de saúde e de endemias com recurso próprio porque não consegue alimentar o sistema do Ministério da Saúde. Já se perderam quase R$ 600 mil.
 
Difícil
 
No sábado estive com amigos cacerenses e o assunto foi a baixa estima da população. Fui cobrado para ajudar a melhorar a situação, mas não será tarefa fácil. Hoje ouvi de uma fonte, que cacerenses que residem fora, especialmente em Cuiabá, e vem a cidade para passar o final de semana, voltam tristes com estado de abandono da cidade.
 
Caloteiros
 
Pessoal da Assembleia Legislativa voltaram a nos ‘arrodear’ para publicar matérias. A piada é que nós do interior publicamos, mas a grana da mídia só é gasta em Cuiabá. Com a gente, quando gastam não pagam. Desde que começou as eras Maluf e Botelho é só calote. Colegas de Cáceres e da região estão revoltados.
 
Judicialização
 
Após a judicialização que suspendeu a eleição que deveria ser realizada no último dia 15, seguindo orientação da Justiça, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM) marcou nova data para realização do pleito. Será no próximo dia 25 de maio. Fábio Lourenço, Eliel da Rocha e Nilson Magalhães devem se inscrever novamente. Nilson tenta na Justiça a manutenção do edital anterior e pede que ele seja o único candidato.
 
Túlio
 
O ex-prefeito de Cáceres, Tulio Fontes (PV), disse que irá mudar o seu estilo de fazer política, especialmente com adversários e críticos. Ele disse que agora se baterem nele vão apanhar também. Durante os mandatos de Francis, ele vem apanhando calado de quem ajudou a eleger.
 
BO
 
Se eu fosse o vereador de Cáceres, Dênis Maciel (Avante), renunciava urgentemente. Tenho informações que a CPI instalada para analisar a quebra de decoro vai à Tubarão, Santa Catarina, levantar uma bronca que se vir a público, liquida a sua imagem e de seus familiares.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Politicaenossa, em 28.03.2019 às 15:24

    Só louco pra dizer da ProgessoPr Nelci fez alguma coisa na educação. Se fosse na saúde teria afundado ela com tudo que tinha direito. Primeiro pq ela não tem empatia de ninguém, a Eluene tá tomando pau na educação justamente por falta de planejamento anterior. Entao para com esse discurso de Nelci prefeita que não cola!

  • por Sergio, em 26.03.2019 às 15:17

    Alfredo, Perfeita sua colocação!

  • por Luiz César, em 26.03.2019 às 08:53

    Não adianta ficar colocando Tulio como Salvador da Pátria, que na época que administrou Cáceres, aderiu culpa das incapacidades e articulações para PH, lembram como Cáceres ficou sem a força política que ele não tinha? Igual ou pior a que hj vemos. Não vamos nos iludir e nem deixar a fantasia de que " da próxima vez melhora ". Como sempre disse: O QUE FALTA PARA CACERES É OPCAO POLITICA PARA VOTAR.

  • por Fernando, em 26.03.2019 às 08:39

    Souza Silva, não esqueça do Leonardo também, que foi eleito e até agora nada! Vamos um movimento longe de Cáceres, pq ele não ajuda a população com relação a esse consórcio já que faz parte dele ? Bora Leonardo, Cáceres está pedindo socorro.

  • por Souza Silva, em 26.03.2019 às 07:36

    A pergunta é o que a Câmara de vereadores e demais políticos dessa cidade pode fazer para que este adm pare com atitudes como está da saúde e enxergar que, saúde e educação são dois polos essenciais de direitos básicos da população? Cade os representantes do povo ? Estão aí, foram eleitos para que mesmo ?

  • por Marcelo, em 26.03.2019 às 01:16

    Ao ex Prefeito Túlio, seria de muita ajuda que se posicionasse como oposição à gestão durante os quatro anos. A cidade perde muito sem um debate democrático. Ficando só a visão oficial da Gestão, sem ninguém com acesso aos meios de comunicação que cobre soluções efetivas para os problemas, qualquer fala da prefeitura vale. Se existe vereador da oposição, eles são quase sumidos. Valdeniria, que mais se posiciona, é mais oposição que a oposicao, apesar de ser do partido da gestão.dificl saber quem é de que grupo aqui: muda prefeito, ganha o inimigo e quem era situação, continua situação. Forever. Com isso, está pavimentada a via que vai reeleger mais um nome da gestão ano que vem. 12 anos de comando... muita responsabilidade.

  • por cacerense em busca de progresso, em 25.03.2019 às 17:36

    túlio esteve na prefeitura e nada fez, entregou a estação rodoviária para a previcaceres, pois a previdência era descontado so funcionários e não era repassado.

  • por Tirésias, em 25.03.2019 às 14:50

    Se a Professora Nelci estivesse no comando da saúde, essa situação delicada de exposição da nossa cidade não teria ocorrido com certeza. Professora Nelci já teria colocado Caceres como referência na saúde no Estado, como já fez com a educação e planejamento. Até ano que vem, a consciência guiará Francis, que já teve a sabedoria de escolher ela secretária duas vezes, e a indicará para ser nossa futura Prefeita.

  • por Roberto, em 25.03.2019 às 14:17

    Gonzaga, quer ajudar a população a escolher melhor ano que vem? Por favor, comece a fazer reportagens sobre o serviço público de Caceres: como anda a educação, a saúde, as ruas, a água... só com informação, o eleitor pode decidir melhor. As vésperas das eleições, tudo fica perfeito. Portanto, agora é a hora de saber como tudo vai, ou não vai. Porque se o projeto da gestão for só o pão e circo, e ganharem de novo, aí que o povo vai sair chorando de Caceres.

  • por Alfredo Leibniz, em 25.03.2019 às 14:13

    Como dizem, a paixão cega as pessoas. Tivesse à cabeça um estadista, Cáceres usaria qualquer consórcio da região para se firmar como cidade polo. Mas o que voga são as picuinhas e a falta de grandeza. Francis se roeu porque o óbvio foi constatado: as lideranças vizinhas não o reconhecem como o mega blaster hiper Prefeito-empresário que ele acredita ser. Tem uma aula na política que alguns faltam: liderança política não se impõe, conquista-se. Faz tempo que Cáceres vem sendo ultrapassada por Mirassol, Jauru, Quatro Marcos, Lacerda no serviço público. Só olhar o caos da educação cacerense e os avanços dos outros municípios. Se fosse em São Paulo, Minas, Paraná, o Prefeito de Caceres estaria disputando a tapas para ser um polo de saúde, porque isso movimenta a cidade e da qualidade de vida aos moradores. já Caceres, com uma faculdade de medicina pública, insiste na pequenez. Não tem um programa de vanguarda para mostrar. Mas, com 9 dias de FIPE de graça, tudo se resolve. Os problemas somem, as ruas se pavimentam e as pessoas se curam. As cidades têm os líderes que elegeram.

 
Sitevip Internet