Notícias / Educação

23/03/2019 - 09:29

Projeto de Extensão do IFMT Cáceres realiza arborização em escolas no município

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
                  Em alusão ao Dia Internacional das Florestas (21.03), alunos do 5º e 8º períodos do curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, realizaram nesta quinta-feira, ação de extensão com plantio de mudas de espécies arbóreas em áreas abertas e pátios da  Escola Estadual Criança Cidadã - CAIC e da Escola Municipal Tancredo Neves, localizadas nos bairros Cidade Nova e Vila Nova do município de Cáceres - MT. A ação integra o projeto de extensão de Livre Iniciativa do IFMT intitulado 'Educação ambiental e arborização em escolas da rede pública de ensino', coordenado pelo professor José Renato Maurício da Rocha, mestre em Ciências Florestais e Ambientais .

            Nesta etapa do projeto cerca de 100 mudas de espécies como Ipê, Cerejeira, Cedro e Aroeira foram plantadas nas escolas, bem como realizadas palestras de sensibilização sobre condição a humana de conexão com a natureza e o despertar para a conservação ambiental.  A atividade contou com a contribuição voluntária de membros do Projeto Bichos do Pantanal.

            De acordo com o professor José Renato, integrada a dimensão formativa da educação ambiental tanto para os acadêmicos do curso do IFMT como para as comunidades escolares da educação básica, a ação possibilita a ampliação de ambientes com a arborização e produção de sombras com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas escolas.

            "Além do despertar para a conservação ambiental, a produção de sombras evita o estresse térmico, insolação, desidratação e melhora a qualidade de vida das pessoas, como uma medida de controle sobre altas temperaturas. O nosso propósito é intensificar ainda mais essas ações de arborização nas escolas no município", afirma o professor. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Souza Silva, em 23.03.2019 às 10:31

    Pq será que só vemos o juba, fapan e ifmt engajados em projetos iguais a estes né? E ainda bem que temos eles, pq se fosse pelo resto que deveria estar fazendo...... né?

 
Sitevip Internet