Notícias / Cidade

22/03/2019 - 15:52

Bombeiros capacitam servidores do IFMT-Pontes e Lacerda para serem brigadistas

Por Folha Regional Online

A 8ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pontes e Lacerda capacitou uma parcela de servidores do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste para atuarem como brigadistas, em situações de emergência, na instituição. O curso de formação teve início na terça-feira (19) e foi encerrado nesta quinta-feira (21), com aulas teóricas e situações simuladas.

Um dos instrutores, o soldado Yuri Moraes de Lira destacou a importância da capacitação em situações de emergência. “É interessante que uma edificação de grande porte ou órgão público tenham pessoas preparadas para fazer o primeiro atendimento, porque isso pode salvar vidas. Dessa forma, os brigadistas passam por um aprendizado tanto de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) quanto de combate a incêndio. Essas são as primeiras ocorrências que podem acontecer, envolvendo por exemplo, a cozinha, equipamentos eletrônicos ou até mesmo muitas pessoas, das quais uma pode ter alguma fratura, mal súbito. É importante esse primeiro movimento até a chegada dos bombeiros e da ambulância, para encaminhamento ao hospital”.

De acordo com o instrutor, capacitado, o brigadista tem melhor discernimento sobre como proceder em situações variadas. “A prática leva a perfeição e habitualmente a ação fica natural. Em um momento de ocorrência a maioria das pessoas entra em desespero, pânico, por isso é importante saber o que se deve fazer e também ter tranquilidade para os procedimentos aprendidos. Daí a importância dos brigadistas, que são treinados”.

Diretor de Ensino do Campus, o professor doutor Adriel Martins Lima, que também participou do curso, ressaltou o preparo dos servidores. “A rotina do Campus é muito corrida, são atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvendo alunos, técnicos e professores. Desta maneira, capacitando nossos servidores o resultado trará mais tranquilidade para toda a equipe em um momento de emergência. Eu mesmo optei por fazer o curso para aprender e saber agir na hora que for necessário. Vamos em um próximo momento capacitar mais servidores e alguns alunos para aumentar o número de brigadistas”, finalizou.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet