Notícias / Mato Grosso

22/03/2019 - 01:08

Lúdio cobra providências sobre mortandade de peixes no Rio Paraguai

Contaminação por agrotóxicos pode ter causado mortes de peixes

Por Laíse Lucatelli

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu ao governo de Mato Grosso explicações sobre a mortandade de peixes no Rio Paraguai, denunciada nas redes sociais pela população da região da nascente do rio. Há suspeita de que a contaminação por agrotóxicos possa ter causado as mortes dos peixes. 

O requerimento foi apresentado por Lúdio na noite de terça-feira (19) e aprovado pela Assembleia Legislativa na manhã de quarta-feira (20). O deputado pediu ao governador Mauro Mendes (DEM) e à secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, relatórios e laudos esclarecendo os motivos que levaram à mortandade dos peixes e as providências tomadas pela Sema para evitar que o problema se repita.  

Lúdio requereu também um relatório detalhando se existem autos de infração por crime ambiental relacionados à mortandade dos peixes e quais foram as empresas autuadas.

Na justificativa do requerimento, o deputado destacou que é preciso apurar a ocorrência de crime ambiental, e citou o fato de o Rio Paraguai fazer parte da bacia do Pantanal, que passa por diversos municípios de Mato Grosso, além de outros estados e países. 

Diante da situação, o Ministério Público Estadual (MPE) informou que está monitorando a coleta e análise de amostras do Rio Paraguai para verificar a causa da mortandade. Um laudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) mostrou que, em 2017, foram detectados princípios ativos de agrotóxicos para os quais não há limites de segurança previstos no Brasil, como o Clomazone, Imidacloprido, Propoxur e Tiametoxam.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Elis, em 22.03.2019 às 12:03

    ISSO É A PURA VERDADE SOUZA SILVA, W FALO MAIS, TEM UNS E OUTROS QUE RECEBEM CARGOS SO PARA ENCHER TABELA E AUMENTAR O EGO PQ NO FUNDO NAO FAZEM QUASE NADA. AQUELE VELHO EFEITO, TO QUIETO MAS TO FAZENDO PRA ENGANAR BOBO

  • por Manoel Prado, em 22.03.2019 às 08:35

    Parabéns deputado pela luta de fato tu me representa valeu o nosso voto

  • por Souza Silva, em 22.03.2019 às 06:59

    A verdade é uma só, a anos estão acabando com nosso rio, os governos das esferas que deveria ter um projeto pelo menos de povoar o rio com alevinos, ficam se fazendo e na verdade não fazem nada. O objetivo aparentemente é arrecadar, arrecadar e arrecadar, benéficos destas arrecadações, aonde estão? Saúde? Escolas? Uma hora a população tem que acordar para vida e atentar para tudo que vem acontecendo nesse meio político aonde 1 cobra e o resto fica vendo tudo de camarote. Estão fazendo uma Política desnecessária, ineficaz e quando a população acordar pra vida , pode ser tarde.

 
Sitevip Internet