Notícias / Cidade

17/03/2019 - 09:37

Cáceres poderá ter 25 mil títulos cancelados

Por Sinézio Alcântara

Se não houver prorrogação de prazo para cadastramento biométrico o Colégio Eleitoral de Cáceres poderá perder cerca de 40% do seu eleitorado, composto de 62.200 eleitores. Previsto para encerrar no próximo dia 29, até na última sexta-feira (15/3), conforme o Cartório Eleitoral, menos de 50% – equivalente a 31 mil eleitores – havia feito o cadastramento. Pelos cálculos poderão ser cancelados, cerca de 25 mil títulos.
O recadastramento biométrico, em todo país, teve início em novembro de 2015.

A campanha em Cáceres, conforme o diretor do cartório, Yury da Costa e Faria, começou no dia 3 de dezembro do ano passado. “Infelizmente mais de 25 mil títulos podem ser cancelados, se não houver a prorrogação. A exemplo do que acontece em todo país, os eleitores de Cáceres também deixaram para última hora e correm o risco de cancelamento dos títulos”.

Conforme o chefe do cartório estão sendo realizados, em média, cerca de 500 cadastramentos diários. Sendo 400 no Cartório Eleitoral e cerca de 100 no Ganha Tempo. “Se em mais de dois meses foram cadastrados apenas 50% do eleitorado, dificilmente o restante será feito em 10 dias” diz assinalando que o cartório recebeu apoio da prefeitura e da Câmara que cederam 12 funcionários para auxiliar no trabalho. Mesmo assim, dificilmente alcançará o objetivo.

Além da zona urbana, na semana passada, as equipes passaram a realizar o cadastramento biométrico na zona rural. Somente, no distrito da Sadia foram realizados 120 cadastramentos. Yuri Faria informou que, após o dia 29 de março, o Cartório Eleitoral voltará o funcionamento normal. “Vamos continuar com o trabalho, mas perderemos a ajuda da prefeitura e da Câmara. Passaremos a atender apenas com a nossa equipe, formada por 3 pessoas”.

Para fazer a revisão com cadastro biométrico é necessário apresentar um documento oficial de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho, carteira profissional, dentre outros definidos em lei), e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). No caso de homens com mais de 18 anos e que irão requerer a primeira via do título (alistamento), é necessário também, apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

O eleitor com o título cancelado não poderá: se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lima, em 18.03.2019 às 06:22

    Reforço o que deva falou e acrescento, que o cidadão tem que tirar um dia inteiro Para ficar em fila de " perde tempo ", ou cartório para regularizar o que muitas vezes já foi feito e por " erro de sistema " temos que refazer. Pensa em uma coisa bagunçada. Acho que pensam que a população não tem mais nada para fazer a não ser ficar correndo atrás de título para votar para .....

  • por Wellington, em 17.03.2019 às 18:39

    fui na véspera do carnaval fazer a biometria 05:45 da tarde e só tinha uma mulher sendo atendida. Perguntei onde eu pegaria a senha e eles me informaram que o atendimento já estava encerrado, sendo que tinha uma placa na porta informando que o atendimento era até as 19:00. Perguntei sobre a placa na porta e eles se calaram. Descaso total. Não vou renovar pois tem que ficar o dia inteiro lá. Quando o Bolsonaro for se candidatar novamente eu pago uma taxa e faço a biometria.

  • por Roger Cáceres, em 17.03.2019 às 17:31

    Caro Deva...falou pouco, mas falou tudo...pois o Chefe do Cartório Eleitoral faz tempo que tá pedindo ajuda deles.... e naaada.

  • por Reginaldo da Silva Santos, em 17.03.2019 às 10:43

    Isso é reflexo de que os políticos fazem pela sociedade

  • por Deva Xam do São Luiz, em 17.03.2019 às 10:30

    Pelo grau de incompetência dos políticos da cidade... Ainda ta perdendo pouco!

 
Sitevip Internet