Notícias / Politica

13/03/2019 - 15:08

Rubens chama Pastorello de mentiroso

Por Jornal Oeste

O “Presidente” da Câmara Municipal, Rubens Macedo (PTB), voltou a criticar Vereador Cézare Pastorello(SD). Dessa vez, o “presidente” chamou Pastorello de mentiroso.

 A nota foi divulgada e espalhada nas redes sociais no começo da tarde desta quarta-feira(13). Com uma imaginação e criatividade que nunca foi lhe atribuída, Rubens apelida o vereador de “Mentirello”. 

Na nota, o “presidente” fala que Pastorello mentiu ao dizer que podia dar Publicidade aos documentos da Câmara, como o Jornal Oeste publicou na manhã . O “Presidente” também disse que Pastorello mentiu ao dizer que o requerimento que pedia o processo investigativo contra o vereador Dênis Maciel, era de autoria de Cézare.

E que o parlamentar mentiu ao dizer que seria cassado. Segundo o “presidente”, o vereador Pastorello seria afastado por 30 dias das suas funções e mesmo assim estaria recebendo normalmente seus subsídios como vereador.

Pastorello desmentiu e divulgou outra nota explicando sobre o regimento parlamentar.

Veja a nota de Rubens Macedo:

"Corrigindo as distorções do Vereador Cezare “Mentirello”:
- não é verdade que os documentos que não podem ser revelados (sem autorização do Presidente) são somente fiscais e contábeis. O Artigo 116, Inciso V do RI não especifica nenhuma exceção, portanto, se refere a todos os documentos e o referido documento do Vereador “Mentirello” não é particular e sim, institucionalmente pela Câmara, sem sequer ter sido devidamente processado (nem deu tempo de sê-lo encaminhado à primeira etapa do procedimento, qual seja, o Presidente receber o documento; 
- não é verdade que o requerimento do Vereador Cezare “Mentirello” foi aprovado e sim, foi encerrado na sessão do mesmo dia de seu protocolo. O que foi aprovado foi o requerimento de autoria do Vereador Claudio Henrique;
- não é verdade que hoje o Vereador “Mentirello” não estaria com mandato, pois ele estaria somente afastado cautelarmente (conforme todos os muitos fundamentos jurídicos favoráveis a esse afastamento) por somente 30d (trinta dias) e recebendo normalmente seus subsídios como Vereador. Inclusive, a pena como resultado final seria perda temporária e não definitiva do mandato, conforme Artigo 116, ‘Caput’ do RI;".


Confira a resposta de Pastorello:

"Apenas para dar a transparência que a população quer e merece, vou explicitar.
 
O Artigo 116, V, do regimento interno da CMC diz:
Artigo 116. Considerar-se-á incurso na sanção de perda temporária do exercício do mandato temporário o vereador que:
[...]
V – revelar documentos internos da Casa ou das Comissões Parlamentares de Inquérito sem o prévio consentimento do Presidente da Câmara Municipal.
Pois bem. Se o inciso não especifica quais documentos são os “internos da Casa”, então, não é nenhum, porque acima do Regimento Interno e suas interpretações estão os princípios constitucionais, dentre eles o da PUBLICIDADE, e a legislação federal, que tem na Lei de Acesso à informação uma das suas mais importantes para a coisa pública. E o que diz a LAI:
 
Art. 3o Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes: 
I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;
II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;
III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;
IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;
V - desenvolvimento do controle social da administração pública.
Vale repetir o inciso I:
I - observância da PUBLICIDADE como preceito geral e do SIGILO COMO EXCEÇÃO;
 
Logo, se não há declaração do que deve ficar sob sigilo, não há o que se falar em desrespeito ao regimento.
Por esse e outros motivos a população votou em mim. Pelo fim de uma política das coisas feitas atrás das cortinas, debaixo da mesa, às portas fechadas em relações promíscuas de poder. Pelo fim da política do favorecimento pessoal sigiloso determinando as decisões de quem deveria defender o interesse público. E para observar o fim disso tudo, depositou a confiança em quem sempre fez e continuará fazendo as coisas às claras, com a máxima publicidade e transparência. 
 
Então, não vou mudar. Quanto a outros pontos dessas declarações, outras medidas serão tomadas. Fiz um breve relato do que é o Artigo 116, V, do regimento interno da Câmara Municipal porque nem todos têm acesso".
 

Resta saber se a ciumeira de Rubens para Pastorello irá render uma representação contra o “Presidente” da Câmara por quebra de decoro parlamentar. Provavelmente não.

Já que para Rubens Macedo, ameaçar, resistir e desobedecer agente públicos não é quebra de decoro, mas divulgar um requerimento nas redes sociais é. Cenas para o próximo capítulo dessa novela.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 14.03.2019 às 09:21

    Cada câmara tem o presidente que elege, com tanta gente melhor qualificada para o cargo, vão eleger justamente o menos habilitado, agora convivam com as bobagens que ele pratica, mas não é por ele, boa "vontade" ele tem o que lhe falta é conhecimento politico atualizado, ele é resquício da ditadura, então, nada que uns bons oito anos de bancos escolares não resolvam.

  • por Souza Silva, em 14.03.2019 às 09:13

    Enquanto isso no mundo encantado da Câmara, pensam em moções de aplausos para quem? Evento da mais signifitiva importância no cenário cacerense, de alta relevância e alta competência. Um evento único, de muitos protagonistas, quando não muda o nome moções para outro mas com mesmo sentido.... enfim, uma super atuação, de uma super produção de super protagonistas, resta saber para quem irá o Oscar 2019 , vou dar até uma ideia para o evento de entrega do troféu: ATUANTES SEM AÇÕES.

  • por Jr, em 14.03.2019 às 08:59

    A política aqui em Cáceres está indo de mal a pior, fazendo os cacerenses passarem vergonha diante de um quadro de despreparo, picuinha, blábláblá e muito, mais muito requalque. A política aqui em Cáceres, serve para um ou outro ter um " emprego político ", e não representar uma população como muitos boca mole insistem em colocar na mente dos eleitores, os mesmos que dão através dos seus votos " emprego " para todos que aí estão fazendo Cáceres passar uma imagem de circo político. Não encontram um norte para os problemas e insistem em fazer uma Política desnecessária e sem fundamento, pelo menos para população que paga impostos e banca os salários dos mesmo que são o pivô de toda novela mexicana !

  • por Souza Silva, em 13.03.2019 às 20:07

    Rapaz, está ficando ficando mais que feio tudo isso hein? Quem elegemos hein ? Affff

  • por Luiz Mendes, em 13.03.2019 às 16:48

    Pelo amor de Deus: presidente da Câmara acha normal afastar um vereador por que divulgou requerimento de afastamento de outro vereador? Em que século estamos? Cáceres tem um portal do tempo? Será que o Presidente da Câmara não tem tido tempo de assistir jornal nos últimos cinco anos? Não viu nenhum requerimento do impeachment da Dilma ser reproduzido nas redes sociais? Não viu nenhuma fotografia de deputados protocolando requerimentos no Congresso? No STF? Bom, dá pra entender porque a cidade está assim. E chamar outro colega de “mentirello” não ajuda em nada, nem contribui para o decoro que deveria conduzir a ação dos escolhidos do povo. Uma moção de aplausos a esses eleitores.

  • por Gh, em 13.03.2019 às 16:46

    Parabéns Pastorello! Legislativo tem que ser transparente.

  • por Cacerense indignado, em 13.03.2019 às 16:26

    E aí, Doutor Francis? Satisfeito com sua indicação para Presidente da Câmara de Cáceres? Muito Bom para uma cidade tão bem cuidada, tão desenvolvida, com serviço público de saúde e educação de primeira, ver um Presidente do Poder Legislativo gastar tempo para brigar com o colega. Se o Pastorello está fazendo sucesso, é simples: deixou de ser afilhado do Prefeito para pensar por si mesmo, como Valdeniria. Quem fica dizendo amém para o DoutorFrancis, tem o que para apresentar para a cidade? Poder legislativo não fiscaliza a Prefeitura? Quando foi a última vez que o presidente da Câmara entrou no PAM? Quando foi a última vez que viu se tinha médico? Será que já entrou no almoxarifado da secretaria de saúde? E nas maravilhosas escolas municipais? Está com ciúmes do Pastorello, é só ver como o povao sofre pra ser atendido. Pede informações dos agentes de endemias, se todo mundo já voltou a trabalhar na função... basta acompanhar os jornais pra descobrir os problemas de Cáceres, caso sair do gabinete dê muito trabalho. Parabéns ao autor da obra, Doutor Francis! Excelente escolha para comandar a Câmara.

  • por Minha opinião, em 13.03.2019 às 15:21

    Vamos ver até onde vai essa novela

 
Sitevip Internet