Notícias / Saúde

13/03/2019 - 07:40

Casos de infestação do mosquito Aedes Aegypti aumentam em Cáceres

Por Joner Campos

O último levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti (Lira) de Cáceres revelou números alarmantes. De acordo com a coordenação da Vigilância em Saúde da cidade o Índice de Infestação Predial apontado para fevereiro é de 4,8% e o Índice Vetor 5%, enquanto o estabelecido como aceitável pelo Ministério da Saúde para ambos é de 1%. O Lira tem data de publicação da última sexta-feira (08), mas só foi anunciado à imprensa nesta semana.

O local apontado pelo levantamento como mais crítico na cidade é o Setor 4, que é composto pelos bairros Jardim Paraíso, Jardim Imperial e Área Militar. Desde segunda-feira (11) equipes da vigilância visitam o setor em um mutirão para orientar os moradores e fazer a inspeção de casas, terrenos e demais estabelecimentos.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Cáceres, Benice de Oliveira, é preciso um maior comprometimento da população para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

“Infelizmente o lixo doméstico ainda é o que mais eleva o índice de infestação do mosquito aqui na cidade. Todo mundo já sabe que tem que ter os cuidados com os criadouros do Aedes Aegypt, mas o problema continua, por isso vamos notificar as residências reincidentes e os moradores podem até ser multados”, afirma Benice.

No último mês de fevereiro o Ministério da Saúde orientou aos municípios que intensificassem o combate ao Aedes Aegypti. O número de casos prováveis de dengue no país mais que dobrou em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. Até o dia 02 de fevereiro, o aumento era de 149%, passando de 21.992 para 54.777 casos prováveis da doença.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 16.03.2019 às 14:03

    Um bom administrador da saúde, é capaz de salvar mais vidas em uma ipedemia, do que os médicos intensivista! #fica dica, amadores no poder dar nisso.

  • por Helena, em 15.03.2019 às 06:34

    Esse joao deve ser um dos lambe lambe

  • por Souza Silva, em 13.03.2019 às 17:42

    Começando por vc João! Quer respeito, respeite! Cobre o político que vc socou seu voto inconsequente que não faz campanha alguma junto a população. Por isso Cáceres não vai pra frente, por pessoas iguais a João, que ao invés de se unir com a população, critica, como se não fosse parte da população!

  • por Jr, em 13.03.2019 às 11:38

    Claro, não tem uma ação preventiva por parte da saúde aqui, não tem orientações não tem nada ! Saúde largada ! E pior, ninguém cobra e fala nada, parece que tá tudo una maravilha. Uma pergunta aos políticos que diz nos representar: Os salários e beneficios está em dia né?

  • por joao, em 13.03.2019 às 08:51

    Cidade é o reflexo da população! Pessoas porcas, jogam sujeira no rio, na rua e depois reclama que esta aumentando o foco da dengue! Terrenos baldios que viram deposito de lixo! Uma vergonha varios anos a mesma coisa e ninguem muda.

  • por Afonso de Mello, em 13.03.2019 às 08:21

    Cadê o agente de endemias que estava aqui pra visitar as casa? Ganhou um cargo em comissão e não visita mais casa nenhuma! Ah, mas tá tudo certo: prefeito foi absolvido no Tribunal. E quem tiver dengue que procure que o PAM.

 
Sitevip Internet