Notícias / Cidade

11/03/2019 - 13:54

Chuvas aumentam volume de água no rio Paraguai em Cáceres

Por Expressão Notícias

As chuvas torrenciais que caíram na região, no último final de semana aumentou, consideravelmente, o volume de água do rio Paraguai, em Cáceres. Ontem, o nível do rio, no município era de 4.53 metros (Quatro metros e cinquenta e três centímetros).

Está subindo, em média, de acordo com a Agência Fluvial de Cáceres, cinco centímetros por dia. Apesar do volume, o nível de água no rio é ainda menor, 38 centímetros, do que no dia 11 de março de 2018, quando media 4.91 metros (Quatro metros e noventa e um centímetros).

“A situação (cheia do rio) é normal para o período” informou um agente fluvial, na manhã de ontem, acrescentando que a agência vem monitorando, diariamente, o nível do rio, em várias partes da região. A cota de alerta do rio, conforme a agência é de 5.40 metros (Cinco metros e quarenta centímetros).

Em algumas fazendas localizadas na região do chamado “baixo pantanal” os proprietários já estão em alerta. No período da cheia, a estratégia adotada é levar o gado para as partes altas. Moradores ribeirinhos também, já estão preparados para uma mudança rápida, em caso de inundação.

A maior enchente do rio Paraguai ocorreu no ano de 1988. Nesse ano, cerca de 95% da planície do Pantanal foi alagada e as águas do Rio Paraguai atingiram o nível de 6,64 metros. Já a maior seca ocorreu em setembro de 2012 quando o rio atingiu o nível de pouco mais de 80 centímetros.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet