Notícias / Educação

10/03/2019 - 11:15

Professora percorre 53 quilômetros todos os dias para trabalhar em escola do campo

Por Secom MT

Há 12 anos na rede estadual de ensino, a professora Jurema de Oliveira saiu do conforto de trabalhar na cidade e aceitou o desafio de lecionar na zona rural do município de Rondonópolis (a 202 quilômetros ao sul da Capital). Desde 2015, essa mulher, dedicada à profissão, trabalha nas salas anexas da Escola Estadual José Rodrigues dos Santos, localizada na região Canguçu.

O trajeto diário da casa da professora até a escola é encarado com muita disposição: são 53 quilômetros de distância, sendo o maior trajeto feito pela BR-163, e muitos deles embaixo de chuva e poeira. 

A professora lembra que a região aguardava por profissionais qualificados para implantar a educação de jovens e adultos (EJA) na escola. “Eu participei desde o início dos trabalhos e me orgulho muito disso. Hoje temos em nosso quadro de servidores, profissionais que concluíram o ensino médio aqui na escola. Podemos ver que a educação está cumprindo seu papel de fato”, se emociona.

Conforme a professora, os seus alunos têm muito interesse em aprender. São pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa e agora procuram recuperar o tempo perdido.

“São trabalhadores rurais, mas são assíduos e comprometidos, vencem o cansaço das horas e dificuldades do trajeto até a escola e o retorno ao lar, feito quase exclusivamente pelo transporte escolar.  Mesmo com tudo isso, é muito gratificante lecionar para esses alunos todos os dias ”, diz a professora, acrescentando que a “cada formatura é uma sensação do dever cumprido”.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 11.03.2019 às 10:06

    Parabéns professora Jurema, a sua luta é pelo ensino, e não pelo que ele dá financeiramente, é uma pena que existam em nosso meio, poucos profissionais com o seu quilate, tenho certeza que ao final da sua brilhante carreira, terá a satisfação do seu dever cumprido.

  • por Ana Luiza, em 10.03.2019 às 13:28

    Gratificante, parabéns!

  • por Maria Ângela, em 10.03.2019 às 12:06

    Parabéns.... merece nosso reconhecimento!!

 
Sitevip Internet