Notícias / Cidade

09/03/2019 - 09:19 | Atualizado em 09/03/2019 - 09:35

Incra entrega 48 títulos definitivos para assentados rurais de Nova Lacerda

Por Max Aguiar

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a prefeitura de Nova Lacerda (550 km de Cuiabá) e o deputado estadual Valmir Moretto (PRB), entregaram, na quinta-feira (7), 48 títulos definitivos de lotes da reforma agrária para famílias do projeto de assentamento Sararé. Cerca de 150 pessoas acompanharam a cerimônia, no assentamento localizado em Nova Lacerda, na região oeste de Mato Grosso.

Com o documento em mãos, o beneficiário da reforma agrária passa a ser o dono da terra. Para tanto, o título deve antes ser registrado em cartório e pago. No caso do pagamento à vista, há um desconto de 20% sobre o valor.

Há também a possibilidade de pagar prestações anuais, amortizáveis em até 17 anos, com período de carência de três anos para o pagamento da primeira parcela.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Sararé, Valdecir Pires da Silva, afirmou que a entrega dos títulos é a realização de um sonho para todos os assentados. “É o começo de um sonho que arrastamos há mais de 30 anos. Aqui no Sararé, mais de 200 famílias aguardam esse título e agora 48 comemoram e os outros aguardam aprovação da documentação. Somente os agricultores em dia com toda a documentação receberam os títulos. Isso dá uma esperança para que os outros se atualizem e nossa região fique 100% em dia com o Incra”, disse o presidente. 

Já o assentado João Tomaz da Silva lembrou que a entrega de título acontecia na véspera de seu aniversário de 60 anos. “Moro aqui há 20 anos e agora vou comemorar meu aniversário com título na mão. Regularizado, vou viver muitos anos por aqui”.

O superintendente regional do Incra em Mato Grossso, Carlos Eduardo Barbieri, disse que os titulados podem ir a um cartório de registro imobiliário e saírem de lá com as escrituras definitivas de seus terrenos. “Devo ressaltar que contamos com a união de todos e que o instituto vem formando parcerias com prefeituras e órgãos dos governos estadual e federal e, por isso, já estamos resolvendo uma série de problemas nos assentamentos”.

O deputado Valmir Moretto, que desde quando era prefeito de Nova Lacerda, em 2009, buscava regularizar a vida dos moradores do Assentamento Sararé, comemorou o ato de entrega de títulos e garantiu que empenho não vai faltar, enquanto parlamentar, para poder ajudar todas as 200 famílias que residem na região. “Um dos momentos de maior alegria é entregar o título para aqueles que moram em determinado terreno ou imóvel. Melhor presente. Este título significa a liberdade, significa que a terra é sua. Nem a chuva, nem o vento, nem a polícia vai poder entrar, porque esta casa é sua, este imóvel é seu. Esta é a maior alegria. Principalmente pra mim, que trabalho há 10 anos para que as famílias do Sararé sejam beneficiadas com essa documentação”, concluiu o deputado.  

O prefeito Wilson Silva (DEM) enfatizou que o motivo é de muita alegria, pois a partir de agora os assentados poderão buscar apoio financeiro junto a instituições bancárias e começar a produzir e engrandecer suas rendas com produtos plantados e produzidos em casa. “Agora é trabalhar com mais alegria e determinação para poder conseguir aporte financeiro. Com o título em mãos, o produtor consegue financiamento e, depois disso, consegue gerar mais renda com produtos da casa. Estamos felizes e agradecemos ao deputado Moretto, ao Incra e toda comunidade de Nova Lacerda, que se empenhou para receber esse presente que é o título definitivo de moradia. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet