Notícias / Cidade

08/03/2019 - 14:01

Suplente pede cassação de titular em Indiavaí

Por Jornal Oeste

A Câmara Municipal de Indiavaí (há 154 km de Cáceres), está no centro de uma grande polêmica. O legislativo está sendo acusado pelo suplente a vereador Denilson da Conceição Cardoso (Solidariedade) de corporativismo, por defender irregularidades de um de seus colegas. 

A polêmica começou quando o suplente protocolou na Promotoria de Justiça no dia 21 de dezembro de 2018 denunciando o vereador Moacir Garcia (PSD) por não morar no município. Este fato seria motivo para cassar o mandato de Garcia.

Com o protocolo em mãos, o suplente foi à Câmara na semana seguinte protocolar um requerimento pedindo pela cassação do mandato do vereador do PSD.

Na última segunda-feira passada (04), a Comissão responsável por julgar o referido requerimento pediu pelo arquivamento do processo por entender que não há irregularidades.

Em contraponto, Denilson conta que a denúncia apresentada à Justiça contém provas documentais, vídeos e depoimentos de moradores que comprovam que o vereador Moacir Garcia não mora na cidade como determina a Lei.

Eu fui na promotoria e levei o papel de energia de onde ele mora, a casa que ele tem alugada aqui e não mora ninguém, há seis anos. Eu fui lá peguei gravação dos vizinhos onde eles falam que eles são pagos só para acender a luz e apagar, só pra fingir que tem alguém morando lá”. Os agentes de saúde que passam por lá e não tem registro dele como morador de lá. Se for em Indiavaí, todos vão dizer que ele(Moacir) não mora na cidade” complementa o suplente.

Denilson denuncia que o vereador tentou burlar os dados para mentir para a Justiça.

Dia 21 de fevereiro agora, ele procurou a Unidade de Saúde do município para fazer transferência do cartão de Saúde dele que se encontrava registrado na cidade de Araputanga. Ele queria mudar o cartão do SUS para a cidade para tentar ludibriar a Justiça. No local que ele fala que mora, não tem registro de nenhum agente de saúde. Como se negaram a dar o cartão, ele pediu pro Secretário de Saúde que assinou e fez a mudança”, conta Denilson.
 
Mesmo com todas as provas em mãos, o suplente conta que a Câmara votou a favor do vereador.

Com tudo isso que apresentei (provas das irregularidades), mesmo assim existe o corporativismo dos vereadores. Eles votaram contra a cassação. Eles (os vereadores) mentiram na sessão dizendo que ele mora aqui. Se quiser pode ir na cidade e perguntar pra cada munícipe que vai ver que ele não reside em Indiavaí. Os vereadores estão rasgando as Leis do Município” explica indignado o suplente.

A redação do Jornal Oeste tentou entrar em contato com a Câmara para falar com Moacir Garcia, mas a ligação não foi atendida.

Já o secretário de Saúde, Milton Antonio da Silva, contou que não assinou nada. E que não há nenhum registro de que o Vereador Moacir Garcia tenha feito essa atualização de cadastro.

“Não foi feito nada disso aqui não. A única coisa que eu fiz, foi ver realmente se ele residia no município, mandei o agente de saúde lá ver para fazer o cadastro dele e realmente não foi feito o cadastro porque ele não estava no local. O agente não registrou ele como morador do município”, conclui o Secretário de Saúde.

A Lei orgânica do município no artigo 35 inciso - V prevê a perda do mandato: "perderá o mando o vereador: que fixar residência fora do município".
 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro de souza, em 08.03.2019 às 19:13

    Vejo que já começou a politicagem de alguns que desconhece a realidade do município, Pelo que eu sei Indiavai está de parabéns na área da saúde....

  • por Francisco, em 08.03.2019 às 16:42

    Tem que fazer a cassação do prefeito e de todos os vereadores que não faz nada pela cidade, onde já se viu uma cidade que não tem nem 3mil habitantes e na época das eleições aparecer mais de 4mil, Se juntar todos os vereadores não faz um que presta, a cidade ta só o BURACO desvia de um e cai dentro de outro. Trator agrícola que seria para todos sitiantes, só vive na santo Aurélio e nos baba ovo do prefeito, se ele descobre que alguém não votou nele, ai ele vai fazer de tudo pra ferrar com sua vida....... TEM MUITA MAMATA ALI NA CÂMARA MUNICIPAL, DINHEIRO ROLA SOLTO NA MÃO DELES, (PROMOTORA DE ARAPUTANGA FAÇA UMA INVESTIGAÇÃO) ...........

 
Sitevip Internet