Notícias / Cidade

08/03/2019 - 10:32

Professores pesquisadores visitam o Projeto Casa de Cupim em Cáceres

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Grupo de professores pesquisadores ligados à UNIAYA – Centro de Expansão da Consciência e Autopesquisa, estiveram visitando nesta quarta-feira, 06, o Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução do Pantanal – NEPBIO, localizado no Bairro Joaquim Murtinho em Cáceres.

O grupo formado pelos professores  Hélio Santana, Leocir Sfógia, Daniel de Moraes, Diego Rocha e o companheiro e Jornalista, T. J. Gregory (Gaúcho), visitaram o núcleo com o intuito de buscar inspiração, referências e aprendizados para replicar os conhecimentos da Permacultura e da Bioconstrução em sítio de experimentação sustentável e habitação ecológica, localizado  em comunidade rural de Cáceres.

O grupo foi recebido pelos mentores e idealizadores do projeto Casa de Cupim, Sandro da Silva de Paula, Diego Miguel, Josiane de Paula e Sueli Aparecida.

Para o grupo de professores, durante o encontro foi compartilhado aprendizados, trocas de saberes e experiências. "Foi realmente inspirador, ouvir as explicações de cada detalhe da construção, bem como as técnicas e a prática, foi admissível perceber e sentir, que é possível sim, viver mais em harmonia com a Natureza, plantar e colher o próprio alimento e fazer uso consciente de cada item dentro de uma casa e entorno" afirmou Hélio.

Para o grupo, foi gratificante a oportunidade de conhecer um trabalho tão nobre e inspirador, tudo acontecendo dentro da cidade, algo que, constitui a base de uma vida saudável e sustentável, buscando equilibrar o trabalho, a subsistência e a tranquilidade da Consciência.

Os professores ressaltaram que o projeto Casa de Cupim, serve de inspiração e exemplo para todos, nesse momento tão importante da história da Terra, onde devemos reaprender a cultivar novos hábitos e Consciência de integridade e harmonia com a Mãe Natureza. (Colaborou Hélio Santana)

Sobre a Casa de Cupim

A casa,  possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e sala de jantar. O aprendizado da permacultura, que não está limitada apenas ao design sustentável, mas sobretudo, à engenharia ecológica, começou há 10 anos, quando a família conheceu um grupo de argentinos e franceses. Desde então, se apaixonaram por este modelo ecológico e já construíram algumas casas através dele. Na construção da casa foram utilizados mais de 14 técnicas.  As vantagens deste tipo de construção são inúmeras. Além do custo baixíssimo, já que praticamente todos os materiais são recicláveis, ela ajuda a construir um mundo melhor, com princípios ecológicos que deixarão um legado importantíssimo na sociedade, beneficia a agricultura local, une a comunidade e, abraça a educação e a economia circular. Todos os ensinamentos que vêm sendo adquiridos há uma década são passados para a comunidade local, através de cursos e palestras.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sonia, em 29.03.2024 às 11:51

    Gostaria de receber mais instruções de como construir desta for

 
Sitevip Internet