Notícias / Cidade

07/03/2019 - 15:16

Agricultor Arnaldo Bortolini consegue espaço na Show Safra de Lucas do Rio Verde

Por TV Centro Oeste

O produtor rural Arnaldo Bortolini, uma liderança no plantio de grãos da região do Vale do Guaporé, conseguiu um espaço para que Pontes e Lacerda seja apresentada aos agricultores que estarão presentes na Show Safra BR 163 em Lucas do Rio Verde, cujo evento será realizado nos dias 26  a 29 de março. A oportunidade foi oferecida pelo presidente da Fundação Rio Verde, promotor do evento, Marino Franz.

Será uma oportunidade ímpar para que o potencial agrícola da região seja divulgado aos empresários rurais do restante do Estado e que procuram novas áreas para o plantio de soja e milho, principalmente.

A região de Pontes e Lacerda teve um plantio de grãos em torno de 115 mil hectares em 2018. São cerca de 500 mil hectares de áreas com aptidão para a agricultura.

Associação Comercial buscando crescimento de PL

Como diretor da Associação Comercial, Ivanildo Amaral será o apresentador da palestra sobre as qualidades e os benefícios para quem se dispuser a plantar em Pontes e Lacerda, a “nova fronteira do agronegócio de Mato Grosso”. Amaral é o idealizador do projeto “Bolsa de Arrendamento de Terras” e busca produtores de outras regiões desde o mandato do ex-prefeito Nelson Miura. Esse projeto tem a participação efetiva do engenheiro-agrônomo Luciano Cardoso, da Exitus Projetos Rurais, também diretor da Acepl.

Parcerias são fundamentais

A Associação Comercial e Sindicato Rural estão preparando material audiovisual que mostra o quanto é forte a pecuária na região e também quanto é promissora a agricultura pelos custos menores de produção e pela alta produtividade desde a primeira colheita. A parceria entre as duas Entidades tem sido fundamental para buscar uma nova matriz econômica para a região do Vale do Guaporé.

A apresentação será no dia 28 de março (quinta-feira), às 11 horas no Espaço Potencialidades Regionais, na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio do Verde (MT).

A 6ª Show Safra

A nova edição do Show Safra BR 163 será realizada de 26 a 29 de março  em Lucas do Rio Verde, médio norte de MT. Ela está entre as três feiras mais importantes do agronegócio brasileiro e engloba a maior área plantada de soja, milho e algodão do país.

O Diretor Executivo, Rodrigo Pasquali, ressalta que as palestras técnicas terão novo formato, sendo agrupadas por culturas, com dias específicos, voltados para a soja, milho e algodão.”Vamos trazer os melhores palestrantes e especialistas para abordar os problemas que o produtor da região enfrenta em cada área, para que ele saia do Show Safra com uma solução aplicável”, disse.

O que era projeto se tornou realidade, segundo o diretor de pesquisas Fábio Pittelkow, porque 100% dos espaços já foram comercializados. “Houve muita procura, contratos já fechados e negócios em andamento, as expectativas são grandes, de parque cheio”, aponta o diretor.

O presidente da Fundação Rio Verde, Marino Franz, destaca a perspectiva de um crescimento de 10% a 15% na feira, em tamanho e volume de negócios e expositores. “Nossa equipe está montada, estamos muito focados e determinados para fazer mais um grande evento”, encerra Franz.

A Show Safra ano passado

Com duzentos expositores e movimentação de R$ 1,2 bilhão na edição de 2018 do Show Safra BR 163 reafirmou a importância do agronegócio local, estadual e também a nível nacional, e demonstrou aos governantes que eles devem olhar mais para este setor, responsável pelo impulsionamento do país. É o que afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde, Fábio Raabe. “Nós podemos perceber que quando se fala em agro a gente não fala em crise, a gente fala em possibilidades, em perspectivas, e a busca pela tecnologia, aliada a esse evento trouxe tudo isso para nós”, enaltece Raabe.

A movimentação no comércio foi intensa durante o evento. “A rede hoteleira totalmente ocupada, restaurantes, prestadores de serviços aqui do município, todos se beneficiando deste momento, deste grande evento realizado pela Fundação”, observou o Secretário.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet