Notícias / Polícia

05/03/2019 - 18:15 | Atualizado em 28/12/2019 - 07:58

Brasileiros acusam a polícia boliviana de extorsão no posto policial de San Matias

Por Cáceres Notícias

O grupo de Cáceres-MT (223 km de Cuiabá) tinha como destino Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, com alunos que fariam matrícula em cursos de medicina daquela cidade.

Segundo alguns pais dos alunos, ao chegarem ao posto policial no terminal rodoviário de San Matias foram intimidados por agentes que se diziam da “Interpol Boliviana”, e alegaram irregularidades na entrada dos alunos, inclusive, dizendo que não apenas a entrada seria impedida, como eles teriam que ficar retidos em San Matias para as “providências necessárias”.

Os policiais só liberaram os alunos do grupo após o pagamento de “gorjetas” (propina, em castelhano) que variaram de 200 a 350 reais. O valor foi estabelecido de acordo com a demonstração de preocupação dos pais, segundo os denunciantes.

“Ele fez uma verdadeira pressão, disse que se não houvesse o pagamento, nós teríamos que retornar ao Brasil, ou seriamos presos. Tivemos que ceder e pagar, para não perder o ônibus que estava prestes a sair de San Matias”, disse o pai de um dos alunos.

Os pais procuram a redação do Cáceres Notícias, ainda da Bolívia, e já disseram que irão procurar o consulado Boliviano em Cáceres para formalizar a denúncia.

Em breve o site Cáceres Notícias divulgará mais informações.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Zé da onça, em 12.03.2019 às 20:50

    Elis, as faculdades públicas são para todos sim e gratuita, só que precisa fazer vestibular para testar seus conhecimentos, aqui em Cáceres na unemat tem sim vários que são de Cáceres e fazem medicina. Elis, saiu o edital do vestibular da Unemat 2019/1 e as inscrições vão até abril. boa sorte...

  • por Elis, em 07.03.2019 às 19:18

    Se da onça, procure saber mais para falar que faculdade é para todos, e faz uma pesquisa, quantos cacerense está fazendo medicina aqui. Existe mais além da sua vã filosofia retrógrada e desinformada.

  • por Zé da onça, em 06.03.2019 às 11:21

    No Brasil todos pintam e abordam, ganham até casa do governo e aposentadoria e ainda bolsa família, agora o brasileiro lá na Bolívia é tratado como bandido, mas também com tanta faculdade aqui no Brasil e ainda vão para lá estudar ? Curso de medicina aqui em Cáceres tem na Unemat e de graça, não estuda quem não quer... Agora não vem dizer que as faculdades da Bolívia são as melhores !!!

  • por Jr, em 05.03.2019 às 22:29

    Agora que estão abrindo a real sobre esses sem vergonha? A tempos acontece isso, usam de má fé com brasileiros, mortos de fome, vem descontando no povo brasileiro que vai para lá ou tenta sair. O jornal oeste poderia fazer uma.materia sobre a realidade boliviana para os brasileiros que sofrem com este tipo de situação lá. E outra se tiver morrendo na Bolívia e não tiver dinheiro, morre e estão nem aí. Agora atendimento aqui, cirurgia, medicamento no regional é de grátis, brasileiros tem é que tomar vergonha na cara também é parar de chamar de Hermano quem quer socar dedo no sesso! Já sofri com a polícia boliviana, imigração e sei oque estes passam.por lá.

  • por Rezende Castro, em 05.03.2019 às 18:39

    Isso aí é COMUM na Bolívia! Os policiais bolivianos são ALTAMENTE corruptos! Ouve caso que eles pegaram uma aluna e cometerem ESTUPRO COLETIVO! São verdadeiros canalhas!

 
Sitevip Internet