Notícias / Educação

02/03/2019 - 10:04 | Atualizado em 02/03/2019 - 10:12

Acadêmicos e colaboradores da Fapan fazem testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A prefeitura de Cáceres por meio da Secretaria de Saúde, através da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atenção Especializado (CTA/SAE), em parceria com os cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Fapan e a liga acadêmica LAMFFIP, realizou esta semana ação de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

A ação aconteceu em dois dias, sendo o público alvo os acadêmicos e colaboradores da Fapan.

As ações foram dirigidas pela enfermeira da secretaria de saúde Elaine Alves de Carvalho juntamente com o coordenador do curso de fisioterapia, professor Ednardo Fornanciari, a coordenadora do curso de Enfermagem professora Priscila Patrícia da Silva e os membros da liga acadêmica LAMFFIP.

Foram atendidas 115 pessoas que realizaram os testes. Também foram feitas orientações e distribuição de material educativo, principalmente sobre o teste rápido, um exame simples, gratuito e que em até 15 minutos o indivíduo recebe o diagnóstico.

Este tipo de ação, tem como objetivo a meta 90, 90, 90 do Ministério da Saúde, onde espera-se que até 2030, 90% dos portadores do vírus HIV saberão que tem a doença, 90% dos casos diagnosticados estarão em tratamento e 90% dos pacientes em tratamentos para o HIV/AIDS terão carga viral indetectável, ou seja, tratamento eficiente e baixa transmissibilidade da doença.

O teste rápido para HIV, Sífilis e hepatites virais B e C, está disponível em Cáceres em unidades básicas de saúde, hospitais, pronto atendimento médico e no CTA/SAE (Rua da Tapagem 1019, Vila Mariana, tefone (65) 3223-8238, onde o atendimento acontece por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Para fazer os testes basta apresentar documento com foto e cartão do SUS.

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Makelaine Brustolin e Najla Passos, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Helena, em 02.03.2019 às 18:22

    Também acho que a unemat deveria pegar isso como exemplo e sair em campo ! Fácil né formar assim através de impostos do povo. E depois, que serviço social, comunitário irá ter como resultado ? Pagar consulta?

  • por Jr, em 02.03.2019 às 12:33

    Esta linha que alunos da área da saúde da unemat, juntamente com a Universidade deveriam seguir.

 
Sitevip Internet