Notícias / Cidade

02/03/2019 - 09:37

CáceresMama completa 8 anos

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
A Cáceres Mama Amor que Salva – Associação de Trabalhadores Contra o Câncer de Mama, completou oito anos de atuação em Cáceres no último dia 28.

Porém já atuava desde 2011 quando a voluntária Benice Benedita de Oliveira teve a ideia de implantar atividades solidárias nos moldes da MT Mamma, de apoio às pessoas acometidas pelo câncer de mama.

A partir de aí um grupo de pessoas, fundadores da instituição, dentre as quais a atual presidente, Terezinha de Brito Kondo, passaram a dar formato a um projeto de grande relevância não só para Cáceres, mas para a região. 

A instituição é cem por cento composta por voluntários que prestam apoio às mulheres com câncer de mama.

Oferece às suas assistidas, mulheres com câncer de mama cadastradas na instituição, além de voluntárias preparadas para ouvir e acolher com carinho essas mulheres, muitas vezes em situação de fragilidade emocional, também dando informações relativas às áreas de atuação como assessoria jurídica e apoio psicológico por profissionais também voluntários, disponibiliza ainda um banco de perucas para as que perdem seus cabelos no período de tratamento quimioterápico, lenços, próteses externas para as mastectomizadas, sutiãs próprios para acoplarem essas próteses e o Coração do Amor que é uma almofada confeccionada pelas próprias voluntárias, seguindo um padrão específico, para ser usado no pós cirúrgico da mama de forma a amenizar a dor, propiciar melhor drenagem e também para proteção local contra impactos.

A Cáceres Mama também atua levando o Café com Carinho no Setor de Oncologia do Hospital Regional Doutor Antônio Fontes, oferecendo não somente o desjejum, mas palavras e gestos de carinho, a pacientes em tratamento ou consulta e seus acompanhantes, setor este que atende a população não só de Cáceres, mas da região.

Equipes de voluntárias também fazem visitas no domicílio ou em hospitais às assistidas.

Mensalmente realiza um encontro entre assistidas, voluntárias e amigos da causa da luta contra o câncer de mama, com o objetivo de integração, levar palestras sobre diversos temas voltados para informar, motivar, gerar o fortalecimento da fé, entre outros.

Além do apoio às mulheres em e após o tratamento do câncer de mama, a instituição também atua na área de educação preventiva, levando informações, não somente no Outubro Rosa, mês em que se fortalece a necessidade de conscientização sobre essa doença que é a segunda de maior incidência nas mulheres, mas o ano todo em eventos dos quais participa.

Desde a sua fundação, a Cáceres Mama já atendeu a mais de trezentas mulheres que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama.

É uma instituição que vêm crescendo, se fortalecendo, ampliando suas áreas de atuação e obtendo o reconhecimento e o prestígio não só da população local, mas da região.

Dessa forma já levou palestras sobre a campanha Outubro Rosa para outros locais para além deste município, como Vila Aparecida, Caramujo, Quatro Marcos, Jauru, e vêm obtendo um retorno emocionante por parte da população que tem doado cabelos para confecção das perucas que são oferecidas para as assistidas e também atuando como multiplicadores das informações recebidas quanto aos cuidados preventivos. Assim também, desde a sua fundação por voluntárias, seu quadro associativo vêm crescendo e se fortalecendo.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ana, em 02.03.2019 às 17:23

    Oi aonde fazer doação de cabelo?

 
Sitevip Internet