Notícias / Cidade

01/03/2019 - 09:11 | Atualizado em 01/03/2019 - 10:46

Carreata hoje convocará fiéis para o 27º Água Viva

Por Lygia Lima

Ronivon Barros

 (Crédito: Ronivon Barros)
O período do carnaval é marcado por festas, mas também é o momento em que cristãos e católicos se retiram do movimento para celebrar a fé em Deus. Os chamados “retiros espirituais” dentro da igreja Católica foram ganhando força com o movimento carismático. Em Cáceres o “Água Viva”, um dos maiores eventos católicos de Mato Grosso completa em 2019, 27 anos de existência.

Fruto do desejo do coração do padre Geraldo Silva, que era o pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida e que acompanhava os fieis de Cáceres ao “Vinde e Vede” que acontece anualmente em Cuiabá, o “Água Viva”, nasceu junto ao movimento da Renovação Carismática que abraçou a ideia.

Em 1993, o evento começou pequeno, direcionado aos fieis da diocese de São Luiz, mas aos poucos foi recebendo católicos de toda a região. Nas primeiras edições, os fieis ficavam hospedados no antigo barracão da igreja, e os encontros e missas aconteceram inicialmente na quadra da Escola Estadual Onze de Março (CEOM), depois no Ginásio Didi Profeta, que aos poucos ficou pequeno, e desde 2010 o encontro se realiza no Estádio Geraldão.
 
Reprodução
52917934_247224986159343_2142939237593382912_n.jpg
Padre Geraldo Silva, que era o pároco da Igreja Nossa Senhora e foi o fundador do Água Viva
 
Atualmente cerca de 5 mil católicos se reúnem em Cáceres. “Mas, tivemos anos em que o número de participantes foi de 6 mil. Para 2019, estamos esperando entre 4.500 e 5 mil fieis nos três dias de programação”, conta Flávia de Souza Valentim, uma das coordenadoras do evento deste ano.

Desde o seu nascimento, o “Água Viva”, surgiu com o objetivo evangelizador, em que as pessoas possam ouvir falar da palavra de Deus. O “Água Viva” é 100% para a evangelização, por isso muitas pessoas estão envolvidas, na verdade toda a igreja se mobiliza”, explica Flavia.

Programação

Neste ano, o “Água Viva” tem como tema principal a música “O teu amor me sustentará”, do grupo Shalom, e a principal atração é a presença do cantor Flávio Amorim e banda, que se apresentará diariamente animando os momentos de louvor e adoração.

Além de cantar, ele também fará um show no segundo dia, na segunda-feira (04) a partir das 20h. O cantor Flávio Amorim é uma referência nacional em canções gospel, e tem sucessos como “Unido a ti”.

Nos três dias de evento, de 3 a 5 de março, os portões do Estádio Geraldão estarão abertos no período vespertino para receber o fieis para os momentos de louvor, adoração, pregação e celebração diária da Santa Missa. A programação acontece sempre das 14h às 20 horas.

Estrutura
 
O Agua viva desse ano começou a ser preparado em outubro/novembro de 2018. Na organização estão envolvidos diretamente cerca de 150 voluntários. “Mas, muitas pessoas nos apoiam no que diz respeito ao levantar fundos para a realização”, conta uma das organizadoras Flávia Valentim.
 
Ronivon Barros
AF8_0866.jpg
 O cantor Flávio Amorim é uma referência nacional em canções gospel, e tem sucessos como “Unido a ti”.
 
Ações entre amigos é uma das maneiras encontradas pelos organizadores de conseguir o dinheiro necessário para a montagem da estrutura, som, palco, iluminação, alimentação e hospedagem. Mas também são recebidos vários tipos de doações de forma a garantir e atender a necessidade dos participantes.

O evento é totalmente gratuito para os interessados, e no local são vendidos lanches, salgados, sorvetes, sucos e bebidas em barracas cuja renda são revertidas para o próprio evento, em edições futuras.

As instituições públicas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, também se fazem presente no Estádio Geraldão durante o evento a fim de garantir a segurança o pronto atendimento ao público participante.

Hoje, 1, a partir das 17h30, uma carreata convocará fiéis para o evento.
 
Ronivon Barros
AF8_0777.jpg
Em momentos de louvor, adoração, pregação e celebração diária da Santa Missa.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet