Notícias / Cidade

27/02/2019 - 13:53

Ministério Público, Polícia Militar e escolas discutem retorno da ronda escolar

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Os Promotores de Justiça Rinaldo Segundo e Augusto Lopes Santos, receberam na manhã desta quarta-feira (27), na Sede do Ministério Público Estadual em Cáceres, o Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Valdez Tapajós, representantes de escolas públicas municipais e estaduais e direitos humanos, para proporem a volta da ronda escolar.

Conforme o Promotor Rinaldo Segundo, a presença constante dos policiais militares auxilia os diretores de escolas na gestão e manutenção da ordem e disciplina. “A Ronda Escolar leva segurança às unidades de ensino e ajuda a estabelecer uma relação mais amistosa entre os estudantes, professores e a própria Policia Militar” avaliou Segundo.

Entusiasta pela volta do Projeto, o Promotor explica que a Ronda Escolar é um instrumento positivo, pois aproxima jovens e comunidade, para que tenham mais confiança na Polícia Militar prevenindo atos ilícitos no interior das escolas. Porém, ele observa que as escolas tem papel fundamental nesta relação e devem discernir o que é indisciplina, que pode ser conduzida dentro da unidade, através de normas do Regimento de cada unidade, e o que é ato infracional ou crime, que fogem da competência da escola e precisam da intervenção da PM, que deve  ser solicitada.

Já o Coronel Tapajós, disse que a Ronda Escolar, já estava no planejamento de ações do 6º BPM para 2019, assim como o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Para essas ações, Tapajós informou que vários militares estão se qualificando para atuarem na redução da violência escolar, na inibição do tráfico e consumo de drogas ilícitas e na segurança das pessoas e patrimônios. “Com atuações preventivas e palestras esperamos  reduzir a violência  e estabelecer  uma relação de  confiança entre a comunidade escolar e a Polícia Militar. Vamos dar o suporte necessário e elaborar um cronograma de atuação e visitas”, informou.

Para o Promotor Augusto Lopes Santos, conhecedor profundo deste tipo de projeto, por já ter integrado a Ronda Escolar, a ação da polícia reforça a proteção da comunidade escolar e proporciona uma aproximação e confiança entre a Polícia Militar e a comunidade estudantil, através do exercício de uma ação preventiva.
Todos os representantes de escolas públicas  foram unânimes em aprovar a volta das rondas escolares. (Colaborou: Esdras Crepaldi)
 
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet