Notícias / Educação

27/02/2019 - 12:31

SEDUC diz que vai orientar as escolas do Estado a não cantar o hino nacional, conforme pedido feito pelo MEC

Por SEDUC

Em relação à carta enviada pelo Ministério da Educação às escolas do país, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso informa que não foi comunicada oficialmente. No entanto, se posiciona contrária a tal ação e informa que as escolas da rede estadual não vão adotar tal procedimento, pois acredita que ao invés de fazer pactos político-partidários, é importante que se faça pactos pela melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado.

A Seduc acredita que tal ação deveria ser discutida com a comunidade escolar antes de ser adotada, pois a forma com que está sendo imposta vai contra os princípios da democracia e desrespeita a autonomia das escolas.

Em Mato Grosso, as escolas já trabalham, dentro do projeto político pedagógico, questões relacionadas à ética, cidadania e civismo e cantar o hino nacional é uma prática que faz parte da rotina escolar, principalmente no início do ano letivo durante a acolhida aos alunos, mas isso é feito de forma espontânea e sem imposição alguma.

A Seduc deixa claro que não permitirá a gravação de vídeos com alunos no ambiente escolar e nem mesmo a leitura de cartas que pregam ideologia político-partidárias.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cidadão, em 01.03.2019 às 17:36

    Pelo jeito a Clara e mais uma das que apoiam bandeiras de partidos políticos independente do que pregam, e talvez prefere que seu filho seja filmado em qualquer situação, menos em ato de civismo. Mas é preciso apoiar parte de sua fala, não d vemos aceitar apologia a partido politpol em escolas, por exemplo o slogan da campanha. Mas a filmagem na escola vejo como forma de provar que a direção escolar realizou o ato, haja visto a grande maioria serem de esquerda e jamais fariam qualquer coisa vindo de partido de direita, seja para o bem ou para o mal. Eu cantaria com muito prazer o hino junto com meu filho, e me sentiria orgulhoso em vê-lo na tv cantando TB. Vamos apoiar a educação não interessa de o de partiu a ideia,se é para o bem, o que custa apoiar?

  • por Clara, em 01.03.2019 às 09:11

    Pra quem criticou a matéria, aprendam a ler ou façam aulas de interpretação. A SEDUC não autorizou gravação, filmagem e apologia ao governo federal e seu slogan, não se manifestou contrária a cantar o hino nacional seu bando de fanáticos por Bolsonaro. Não vai tardar pra vocês se arrependerem.

  • por Sandro, em 28.02.2019 às 21:52

    José Andrade, concordo com vc. Não apoio nenhuma bandeira, nem de esquerda e nem de direita, eu sou a favor do Brasil, a favor de ver meu filho ser educado com decência, com rigor do ensino que nem eu e os senhores educadores foram educados a pouco tempo atras, (e ninguém ficou doente por isso, e sim muito bem formado). É uma vergonha vermos hj um jogador de futebol por exemplo em uma partida de futebol não abrir nem a boca porque se quer sabe cantar o hino de sua nação. Se existe uma lei (n° 5.700 de 1971) que diz que é obrigatório cantar o hino uma vez por semana, a SEDUC então está indo contra a legislação brasileira. Levando em consideração a bandeira a qual defende e não a educação de nossos filhos. Deixa eu perguntar, se fosse o Lula que tivesse implantado isso, seriam contra? Filmam nossas crianças em todos os lugares e sem autorização, mas cantando o hino nacional e proibido e precisa dos pais autorizarem? digo mais, se fosse possível iria junto cantar junto com meu filho, porque tenho orgulho de minha nacao e lutompor ela e não por bandeira. Minha bandeira e verde amarela, nem PT e nem Bolsonaro.

  • por Maneco silvs, em 28.02.2019 às 13:13

    Pelo que entendi a SEDUC não está proibindo cantar o hino, sim a politicagem bolsonastista que tenta impor slogan de campanha e filmagem de sistema de ditadores.

  • por Revolucionário de Iphone, em 28.02.2019 às 01:09

    Está certíssimo! Nossa educação está uma maravilha, desenvolvimento a todo vapor, os nossos jovens e crianças respeitam os professores. Não tem o que mudar, está dando super certo! Melhor ainda, vamos colocar funk proibidão para eles cantarem. Matemática, Português, Ciências... É tudo besteira, viva a Revolução!!! (Para aqueles que não tiveram uma boa educação, esse texto é sarcástico)

  • por lucas sei d nada, em 27.02.2019 às 17:53

    todos nos brasileiro temos que saber cantar o hino nacional a seduc esta de brincadeira.por isso que a educacao de MT esta uma bosta,nao melhorar nao pode perde 5m com o hino mais pode perder tempo com outra besteira sem comteudo.

  • por JOSE ANDRADE, em 27.02.2019 às 16:01

    A SEDUC DEVERIA DEIXAR DE SER PARTIDÁRIA PRINCIPALMENTE DA CLASSE POLITICA QUE DEFENDE A PARTE SINDICAL,E AGIR COM RESPONSABILIDADE E DEVIDO ESSAS ATITUDES QUE ESTÁ CHEIO DE JOVENS FAZENDO FACULDADE E SENDO SEMI ANALFABETOS NÃO SABEM NEM TABUADAS QUE DIZER HINO NACIONAL,MAS INCENTIVAM CRIANÇAS A DEFENDER CLASSES TIPO MST,AGORA CANTAR HINO NACIONAL PRA ELES E DITADURA. SE TEM UMA CLASSE QUE RESPEITO SÃO A DOS PROFESSORES,MAS ACHO QUE ALGUNS DEVERIAM SEREM MENOS RADICAIS,O QUE TEM DEMAIS EM SE CANTAR O HINO NACIONAL,MAIORIA DELES ESTUDARAM CANTANDO O HINO E POR ISSO SÃO O QUE SÃO HOJE,APRENDERAM A SER CIDADÃOS DE BEM,E PORQUE NÃO QUERER ISSO HOJE A SEUS ALUNOS E FILHOS.

  • por cacerense, em 27.02.2019 às 16:00

    tem que cantar, estão de biquinho por que são de esquerda, ou petistas, criançanda dançando quadradinho de oito pode né, votamos nesse presidente por estas e outras razões, e pra mudar mesmo essa geração PT que hoje são adolescentes não sabem nem "o" imagina o ino nacional, vamos cantar sim e podem filmar não e vergonha nenhuma, e patriotismo temos reviver isso so assim eles vão lutar pela sua pátria, protestar exigir um brasil melhor

  • por Pensador, em 27.02.2019 às 14:38

    Chega a ser surreal até onde chegamos em nosso país...professores e parte da sociedade ser contra alunos cantar o hino nacional...Não é de admirar que a educação está neste nível em que se encontra ...alguns professores fingindo que ensinam a maioria dos alunos fingindo que aprendem....e vamos que vamos é desse jeito que a banda toca aqui pelas terras da Pátria amada Brasil.

  • por Toninho, em 27.02.2019 às 14:01

    Sou totalmente a favor, pois nós brasileiros temos a obrigação de saber o hino nacional, garanto que muitos desses dirigentes e diretores de escola si quer não sabe cantar o hino, filmar o aluno cantando o hino são contra né, más filmar professor apanhando de aluno pode né, toma vergonha na cara diretor da SEDUC, pelo jeito vc é um petista na vida

Mais comentários
 
Sitevip Internet