Notícias / Cidade

26/02/2019 - 15:17

MP e parceiros plantam mudas para revitalizar cabeceiras de rios e nascentes do Pantanal

Por MP MT

O projeto "Amigos da natureza – Recuperação das Matas Ciliares" realizou este fim de semana o plantio de mais 500 mudas nativas para revitalizar as cabeceiras e nascentes do Pantanal. A ação, realizada pela Promotoria de Justiça de Rio Branco e diversos parceiros, contou com a participação de alunos da rede pública de ensino de Salto do Céu. Ao todo, 2.700 mudas já foram plantadas em três etapas distintas.

Conforme o promotor de Justiça de Rio Branco, Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, um dos objetivos do projeto é a conscientização ambiental. "Crianças e adolescentes, junto com toda a sociedade participaram do ato de plantar, de reflorestar, de ver a natureza como parte de nós", destacou.

O plantio foi realizado na propriedade particular do "senhor Zé Neca" que fica na MT-170, no município de Salto do Céu. Antes do plantio das mudas foi realizada uma avaliação da área degradada, levantamento da vegetação regional e elaborado um cronograma de atividades.


O proprietário realizou o isolamento da área para evitar que o gado prejudicasse o desenvolvimento das plantas e concluiu a abertura das covas para que os alunos pudessem realizar o plantio. Cerca de 60 estudantes participaram da ação, junto com integrantes das instituições parceiras. As sementes foram colhidas na região por funcionários do pecuarista e empresário Manuel Jorge Ribeiro, que está doando 20 mil mudas para o projeto.

O projeto já teve outras duas etapas. Na primeira foram plantadas 2 mil mudas de 27 espécies nativas às margens do Córrego Pratinha, afluente da margem direita do Rio Branco, e contou com a presença de cerca de 200 alunos da Escola Municipal Manoel Tavares e Escola Estadual Rangel Torres, no município de Rio Branco. Na segunda etapa foram plantadas 200 mudas nas margens direita e esquerda do Rio Branco.

A bacia hidrográfica do Rio Branco, que é afluente da margem esquerda do Rio Cabaçal na qual a propriedade está inserida, encontra-se em estado crítico. Quase toda a bacia precisa de regeneração da mata ciliar.

O plantio das mudas está inserido no Projeto Amigos da Natureza, uma iniciativa do Promotor de Justiça Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, com a parceria do pesquisador e integrante do Pacto em Defesa das Nascentes do Pantanal, professor/mestre Josiel Dorriguette de Oliveira.

O projeto conta com diversos integrantes, cada um com seu papel. O plantio contou com a participação da Juíza da Comarca Daiene Vaz de Carvalho Goulart, equipe de servidores do MP de Rio Branco, prefeito de Salto do Céu, Wemerson Adão Prata, os responsáveis pelos viveiros dos 3 municípios, secretário de Meio Ambiente, equipe da Ação Social, Polícia Militar, além dos alunos e professores da Escola Estadual Vilas Novas da cidade de Salto do Céu.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet