Notícias / Cidade

26/02/2019 - 10:06

Censo 2020: Figueirópolis D'Oeste e Jauru estão entre os 21 municípios do Brasil que foram escolhido

Por QuatroMarcos Notícias

Levantamento da infraestrutura urbana de 21 Municípios, em que será realizado teste do Censo Demográfico 2020 começou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro. A iniciativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) viabilizará a segunda prova piloto, prevista para acontecer em março. A realização do censo é uma reivindicação e um anseio dos gestores municipais, uma vez que os dados interferem diretamente na distribuição dos recursos.

Dentre as informações a serem levantadas pelas equipes - durante visita de uma semana nas localidades de localidades - estão a existência de calçamento nas ruas, de pontos de ônibus, de ciclovias, de arborização, além de pesquisar quesitos de acessibilidade, como a presença de piso tátil e de rampas para pessoas com deficiência. Essa operação também servirá de teste para a Pesquisa Territorial do Entorno Urbanístico dos Domicílios, que deve ocorrerá em todos os Municípios, em agosto de 2020.

Os Municípios participantes são: Parintins (AM), João Pessoa (PB), Lajeado (RS), Boa Vista (RR), Marcação (PB), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Água Belas (PE), Campo Grande (MS), Santarém (PA), Ibirajuba (PE), Corumbá (MS), Miranorte (TO), Maceió (AL), Figueirópolis D'Oeste (MT), Elesbão Veloso (PI), Maricá (RJ), Jauru (MT), Tibau do Sul (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Rio Quente (GO).

De acordo com o IBGE, durante o teste, o técnico em campo vai verificar a existência da estrutura, mas levará em conta apenas o critério máximo, como por exemplo, na pavimentação, só será considerada se toda a calçada estiver pavimentada. Tanto no teste quanto no levantamento oficial de 2020 serão contempladas localidades com infraestrutura mais precárias, como as favelas, categorizadas pelo IBGE como aglomerados subnormais.

O Instituto indica ainda que, após a fase de testes, outra contribuição possível da Pesquisa do Entorno será para os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular do ODS 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem atuado para impulsionar os ODS e o Censo 2020. Para o presidente da entidade, Glademir Aroldi, o primeiro deve ser um compromisso dos gestores municipais e o Censo 2020 uma prioridade do governo.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet