Notícias / Politica

26/02/2019 - 08:30 | Atualizado em 26/02/2019 - 09:26

Wemerson Prata e Valmir Moretto são alvos de operação da PF que combate fraudes em licitações em Cáceres e mais 3 cidades; empresa de fachada

Por Bárbara Sá e Mikhail Favalessa

Polícia Federal deflagrou nesta terça (26) a Operação Trapaça, com o objetivo de combater fraudes à licitações e desvio de recursos públicos. São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e residências localizadas em Salto do Céu, Cáceres, Curvelândia e Nova Lacerda. Um dos alvos, conforme o  apurou, é o prefeito de Salto do Céu, Wemerson Adão Prata (PP).

Em Cáceres as buscas ocorrem na sede da empresa PRATA CONSTRUTORA EIRELI-EPP de propriedade do irmão do prefeito de Salto do Céu, Judson Sander Prata.

A empresa do deputado Valmir Moretto (PRB), VL Moretto e Cia (que teria participado das fraudes),  também é alvo de mandado de busca e apreensão. Ao , Moretto afirmou que ainda não teve acesso aos documentos da investigação e não tem conhecimento sobre os contratos da empresa. Ele também disse que não estava envolvido diretamente na administração da empresa. "Mas é bom que investigue. Depois que fizerem as buscas a gente vai se informar sobre a situação e se posicionar", declarou.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região, com sede em Brasília, pois envolve investigados com foro privilegiado.

A operação, que iniciou a partir de encaminhamento de documentos da Controladoria Geral da União (CGU), visa angariar mais provas relacionadas aos crimes de fraude a licitações e desvio de recursos públicos praticados por suposta organização criminosa atuante em Salto do Céu e outras cidades da região.

Uma das supostas fraudes constatadas foi a identificação de uma empresa fantasma criada em nome de "laranja" para participar, em conluio com outras empresas de pequeno porte, de processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Salto do Céu. Elas concorriam entre si para dar aparência de legalidade, viabilizando as fraudes.
 
Em poucos meses de atuação, a empresa de fachada já ganhou mais de R$ 2 milhões em contratos de licitações possivelmente fraudadas, enquanto foi identificado que o seu sócio principal possuía um salário de apenas R$ 1,2 mil como tratorista.

Durante as investigações também foi identificado que uma empresa pertencente a familiar do funcionário público ganhou várias licitações, possivelmente com favorecimento pessoal ou em razão de informação privilegiada.

Suspeita-se que partes dos serviços de obras públicas contratados foram prestados com a utilização de maquinário e pessoal da Prefeitura de Salto do Céu. O nome da operação se refere ao próprio significado da palavra Trapaça, em alusão às ações ardilosas e de má-fé adotadas para direcionar obras e serviços para empresas do grupo alvo das investigações.(Com Assessoria)

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
18 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por SERVIDOR REVOLTADO, em 01.03.2019 às 15:27

    ANDERSON CLEITON. LARGA DE SER PUXA SACO. SO PODE QUE VC TRABALHA NA PREFEITURA

  • por FRED LUCAS, em 28.02.2019 às 10:00

    OBSERVE ESSAS EMPRESAS NUNCA PERDERAM UMA LICITAÇÃO NA CIDADE DE RIO BRANCO -MT, E AINDA NÃO ENTENDI PORQUE RIO BRANCO NÃO FOI INVESTIGADO, PORQUE OS ASFALTOS AQUI É CASCA DE OVO NÃO AGUENTA NEM BICICLETA EM CIMA , E O PREFEITO TOTONHO E OS ALI BABAS ESTÃO CADA VEZ MAIS AUMENTADO A FROTA DE CARRO EM SUA GARAGEM DE VEÍCULOS E OS VEREADORES SÓ APLAUDINDO BATENDO PALMA PARA ISSO TUDO E AINDA DIZEM QUE ESTÃO FORMANDO UM GRUPO PARA LANÇAR UM PREFEITO DESSE MANDATO DE VEREADORES, AI SIM RIO BRANCO VAI ACABAR DE UMA VEZ, VAMOS VARRER PRA FORA ESSES QUE NADA FAZEM, HÁ NÃO SER AUMENTAR A VERBA INDENIZATÓRIA ACORDA RIO BRANCO , ACORDA POVO TIRA AS MAMADEIRAS DESSES CORRUPTOS

  • por Mário, em 27.02.2019 às 14:14

    Próximo vai ser Rio Branco, ai eu quero ver o filho do totonho dar cavalo de pau aqui em lambari com os carros da garagem, comprados com dinheiro público.

  • por PIERRE DA SILVA, em 27.02.2019 às 09:09

    UAI PORQUE NÃO LIBERA OS COMENTÁRIOS, SE QUEM A GENTE TANTO CONFIA, AQUELE QUE ERA O EXEMPLO DA REGIÃO, HOJE SE TORNA O CHEFE DAS ORGANIZAÇÕES, TENHO PENA ATE PORQUE SERIA UM BOM NOME EM TODAS AS ELEIÇÕES, MAIS UM QUE SE DEIXOU LEVAR PELA GANANCIA ESQUECENDO QUE EXISTE FAMÍLIAS E MAIS FAMÍLIAS QUE CONFIARAM QUE ELE SERIA O MELHOR PARA SUA CIDADE, CUIDANDO DA SAÚDE DAS NOSSA POPULAÇÃO, COITADO DAS NOSSAS CRIANÇAS QUE TINHA NELE O ESPELHO , QUE DEUS TENHA PIEDADES DESSES GANANCIOSOS CORRUPTOS QUE SÓ ENXERGAM SUAS FAMÍLIAS, ESQUECENDO QUE TODOS OS VIAM COMO UM EXEMPLO , QUE PENA , QUE NOJO, SEI QUE MEU COMENTÁRIO NÃO VAI SER LIBERADO , POR ISSO DEIXO AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO SOU UM LEITOR DESSE JORNAL QUE LEVA A NOTICIA SEMPRE

  • por Bibi, em 26.02.2019 às 13:06

    Essa operação precisa estender ao município de Rio Branco, Cuidado prefeito o seu esta guardado!

  • por cara de otário, em 26.02.2019 às 12:37

    Rio Branco ta passando da hora, asfalto feito igual casca de ovo e pela empresa do irmão do prefeito Merson, cde os vereadores de Rio Branco que nao ve isso, nao fiscaliza so quer o salário fibal do mes neh, uma vergonha.

  • por Indigando, em 26.02.2019 às 12:35

    hummm

  • por Indigando, em 26.02.2019 às 12:30

    Rio Branco passou da hora, um asfalto igual casca de ovo, que a empresa e do irmão do prefeito Merson e os vereadores de rio branco faz o que? nada so recebe salário vai fiscalizar rapaziada foram eleitos pra que?

  • por Serjao Berranteiro, em 26.02.2019 às 12:07

    Cade os lambe bola do Emerson? E ai Davis? Cade os coquinhos do melhor prefeito? Será que esse dinheiro faz parte dos 5 milhões que o Ezequiel caixa de papelão aplicou no salto do céu? Cuidado. Cuidado... Kkkkkk..

  • por Salto do céu, em 26.02.2019 às 11:34

    Boa Boa gente gostei até q enfim essas fraudes foram descobertas, tomara que ñ termine em pizza todo o trabalho da PF vai por água abaixo e esses corruptos ficam soltos para praticar mais fraudes, mas tomara que dessa vez seja diferente , eu espero. Meus sinceros parabéns à PF

Mais comentários
 
Sitevip Internet