Notícias / Politica

25/02/2019 - 09:40

Em Cáceres: Francis e Leonardo podem estar em palanques opostos em 2020

Por Sinézio Alcântara

Principais lideranças políticas da região, o deputado federal doutor Leonardo (SD) e o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB) podem estar em palanques opostos nas eleições municipais em 2020. O desenho das articulações política, aponta que o deputado apoiará a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB) e o prefeito, o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júnior Trindade (PR). Leonardo nega, porém, o prefeito admite que relacionamento entre ele e o deputado já não é mais o mesmo.

Francis afirma que o grupo dispõe de três nomes que poderão ser lançados para a sua sucessão: o da vice-prefeita Eliene Liberato, do secretário Júnior Trindade e do empresário e ex-secretário de Obras, Valdeci Rodrigues. E, que, dessa lista sairá um único nome para disputa que deverá ser conhecido através de uma pesquisa de opinião pública. “Antes da campanha eleitoral, vamos encomendar uma pesquisa de opinião pública, com um instituto sério e de credibilidade, que irá indicar qual o nome preferido da população”.

O prefeito confirmou, pela primeira vez, que o secretário Júnior Trindade seria o seu favorito para a disputa. “A vice-prefeita Eliene, assim como o ex-secretário Valdeci, são pessoas capacitadas e de muitas qualidades, porém, no momento, o secretário Junior Trindade, tem o melhor perfil para dar continuidade a nossa administração” confessou lembrando que “mas quem irá decidir não será eu e sim a pesquisa. Quem a população indicar terá o meu apoio incondicional, assim como de todo grupo” garantiu.

Francis também admite que o relacionamento político com o deputado federal doutor Leonardo mudou nos últimos tempos. “Depois das eleições conversamos muito pouco. Ele tem mantido mais contato com a vice-prefeita” afirmou assinalando que faz sentido os comentários de bastidores de que estaria sendo costurada o lançamento de uma candidatura entre a vice-prefeita Eliene Liberato e o ex-secretário de Estado de Agricultura, Corgésio Albuquerque, irmão do deputado doutor Leonardo.

De minha parte está tudo tranquilo, diz Leonardo

O deputado doutor Leonardo diz que, na verdade, estão querendo antecipar as eleições de 2020.  “De minha parte está tudo tranquilo. Não é hora de dividir, temos que unir pelo bem de Cáceres. Estão muito ansiosos, estão antecipando 2020” disse rechaçando as informações de que o relacionamento entre ele e o prefeito esteja estremecido.

“Não existe nada disso. Eu ainda não o visitei porque estou me adaptando em Brasília. Mas, neste final de semana, estarei na região e o primeiro prefeito a quem conversarei será com ele (Francis). Pelo menos, de minha parte, não existe nada de diferente”.

Em relação à possível costura de candidatura entre Corgésio e Eliene, ele não confirmou, mas também não descartou. “Agradeço por terem lembrado do nome do meu irmão, mas ele precisa querer antes de qualquer coisa”. Disse assegurando que diante de sua liderança política, terá participação nas eleições em Cáceres. Contudo, segundo ele, “agora é hora de trabalhar juntos por Cáceres e deixar 2020 para depois”.

DEM irá construir projeto de governo, afirma Adriano

Assim como os demais partidos, o governista Democrata (DEM) do suplente de deputado federal Adriano Silva também estará concorrendo à sucessão municipal. “Estamos reconstruindo o diretório municipal e vamos incentivar os debates para construção de um projeto de governo a ser apresentado para a sociedade cacerense, também buscando novos companheiros para a disputa da eleição majoritária e proporcional” garantiu.

Adriano afirmou que “defendo que o DEM junto com outras agremiações partidárias construa uma proposta de governo, com eixo na eficiência administrativa (construindo uma nova matriz econômica) gerando emprego e renda, mas com sensibilidade social (educação/saúde), ou seja, o rendimento da administração deve ser o bem estar social (do povo)”.

Grupo do ex-prefeito Tulio também deverá construir candidatura

O grupo do ex-prefeito Tulio Fontes (PV) também estará participando do processo eleitoral em 2020, possivelmente, com o lançamento de pré-candidatura a prefeito e vereadores. Atualmente sem partido, o professor universitário e ex-vereador Celso Fanaia é o nome cogitado. Ele não confirma, mas também não desmente: “Fico lisonjeado por ser lembrando. Até mesmo em um grupo que existem vários bons nomes. Mas isso vai depender de discussão e avaliação entre os partidos aliados”.

A exemplo do grupo da administração, Celso diz que não fugirá a um compromisso dessa importância, desde que tenha aval da população. “A pessoa a ser escolhida para governar a cidade precisa ter o apoio do povo. A população tem que querer. Não adianta dizer que quer ser candidato. Será que é isso que o povo deseja? Como diz meu amigo Túlio Fontes tem que combinar com o povo. Caso contrário acontece como na eleição de deputado, onde poderíamos ter elegido dois deputados Túlio e Valdeníria e não elegemos ninguém”.

Comentários

inserir comentário
14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Fernanda Rodriguez, em 24.06.2019 às 08:49

    PRECISAMOS URGENTEMENTE DE GRUPOS POLÍTICOS COM ESTRATÉGIAS PARA A POPULAÇÃO,DETERMINAÇÃO PARA MUDANÇAS IMEDIATAS E CORAGEM PARA FAZER ACONTECER...SOU CIDADÃ ATUALMENTE MORADORA DE CÁCERES, ONDE A NOSSA PRINCESINHA ESTÁ PRECISANDO, DE UM "CHOQUE", SOCIAL, ECONÔMICO , POIS UMA CIDADE COMO CÁCERES, REALMENTE É PRA SER REFERÊNCIA ENTRE OS NOSSOS 141 MUNICÍPIOS MATOGROSSENSES.SEI QUE TALVEZ PENSEM , "A MAIS É MUITO FÁCIL FALAR", POR ISSO EU DIGO QUE TEM QUE SER UM GRUPO POLÍTICO QUE REALMENTE FAÇA ACONTECER! AMO A BOA POLÍTICA...E AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS FALAM, A POLÍTICA QUANDO BEM FEITA , FUNCIONA PRA TODOS E PRA TUDO... BORA! CÁCERES E SEUS MUNÍCIPES AGUARDAM UM NOVO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO, UM SISTEMA QUE AGREGUE, QUE EVOLUA, QUE SEJA REALMENTE DE UNIÃO DE CLASES! QUEREMOS MUDANÇAS E ACREDITAMOS NELA! OBRIGADO.

  • por Arruda D, em 29.04.2019 às 13:09

    Falar bem a verdade, de todos os nomes acima, incluindo o próprio sr Prefeito, Fazem parte de uma politicagem velha, cansada, “corrupta”, acredito eu que citaram ai irmão do Deputado, somente para engrandecer o seu gigantesco Ego, o secretário de turismo infelizmente só é visto em época de FIPe ( nada simpático por sinal), Prof Celso Fanaia é uma ótima pessoa e de bom coração ( Aparenta) porém não tem a ousadia e peito suficiente para dirigir uma cidade ( comprovado como vereador), Senhor Adriano Silva, um Péssimo gestor (comprovação na reitoria) onde fez as suas falcatruas por anos, sua política e baixa, pomposa é totalmente Ridícula, como homem não vale muito mais que o coco do bandido, sempre briga nas eleições, nunca ganha e mendiga cargos públicos para mamar na teta do governo, um homem que não deu conta nem de cuidar da própria família a alguns anos atrás!, minha opinião é que nenhum ex candidato à prefeitura ou vereador se candidate novamente, políticos velhos tem que ser esquecidos, venham novos bons candidatos, realmente das fileiras e não os que já estão no meio!

  • por joao, em 04.04.2019 às 14:29

    Madalena para de puxar saco do Adriano. Mo malandro da unemat, só mama na teta, até empresa de faixada no nome de laranja tem. Quem te disse que foi ele que trouxe o curso da unemat? você esta enganada pesquise primeiro antes de falar abobrinha. Deus me livre, ele de prefeito male ma sabe falar direito.

  • por Madalena, em 25.03.2019 às 16:52

    Dani Ferreira, acho graça de vc falar do Adriano, pois ele foi o melhor reitor dessa unemat, quem trouxe o curso de medicina para Cáceres, que expandiu a faculdade para outras regioes. Tudo isso foi o Adriano, e ele é fruto da familia cacerense. E hj quem sempre luta pela cidade é ele. Então não fala abobrinha, vamos eleger alguem de Cáceres sim e não colocar gente de fora que não faz nada por nós. Quem ´Leonardo só esta mamando o nosso dinheiro e nunca fez nada por Cáceres. Meu voto é sim para O Adrinao será o melhor nome para prefeito de Cáceres, Mas apesar se eu fosse ele eu nem pegaria essa puxa que está Cáceres, mas como ele é um homem de bem, ele sempre teve visão para melhoria desta cidade, porque ele é um cacerense e gosta muito de sua cidade.

  • por Eli, em 04.03.2019 às 22:05

    Nem vou dormir com essa noticia... Novidade ver esses politicos cheirando o seso um do outro...qdo chega as eleicoes sao inimigos...

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 27.02.2019 às 11:45

    Quem o prefeito apoiar irá perder, pois a população está descontente com o atual prefeito, a cidade está tomada por enormes buracos. Desenvolvimento não existe aqui, somente industriais de multas e blitz e mais nada está cidade tem...

  • por Maneco silva, em 27.02.2019 às 03:17

    Nós do "FUNDÃO PERIFÉRICO " sem mídia e sem puxassaquismo e babaovos estamos organizando um movimento "boca de piau" que no apagar das luzes vamos fazer o efeito das formigas quém-aquém, e surpreender esses que se acham donos da política cacerenses. Aguardem !

  • por FUTURA SEM TETO CACERES, em 25.02.2019 às 16:53

    CANDIDATO APOIADO PELO PREFEITO TEM QUE TOMA MUITA VAIA E OVO PODRE .EU RECEBI MEU IPTU E TIVE VONTADE MUDAR DE CIDADE .UM ROUBO QUE ESTAO COBRANDO.FORA FRANCI E COMAPANIA ......... VOU ACABAR SEM CASA SEREI FUTRA SEM TETO.

  • por JOSE ANDRADE, em 25.02.2019 às 16:43

    EU LENDO ESTA MATÉRIA E VÁRIAS OUTRAS SEMPRE FAÇO A PERGUNTA? QUEM E DO GRUPO DO TÚLIO? ESTE SR NÃO TEM GRUPO ALGUM,SE TIVESSE TERIA GANHADO A ELEIÇÃO PARA DEPUTADO E COMO ELE MESMO DIZ ESQUECEU DE COMBINAR COM O POVO E TOMOU CACETE NA ELEIÇÃO,E TOMARÁ NOVAMENTE SE SAIR CANDIDATO SEJA A QUAL CARGO DISPUTAR. TUDO NA VIDA E PASSAGEIRO E A EPOCA TÚLIO EM CÁCERES JÁ PASSOU. ACORDA VAI CUIDAR DO CARTÓRIO

  • por joao, em 25.02.2019 às 13:34

    Acredito que nenhum dos nome a cima citado irá ganhar para prefeito! vice-prefeita Eliene Liberato é pau mandada do francis mesma coisa o secretário Júnior Trindade e do empresário e ex-secretário de Obras, Valdeci Rodrigues. Cáceres precisa de alguém novo na politica honesto e com visões no futuro e não pensar apenas no bem alheio!

Mais comentários
 
Sitevip Internet