Notícias / Cidade

21/02/2019 - 09:59 | Atualizado em 22/02/2019 - 10:01

Audiência do Uber discute sobre a regularização do aplicativo na cidade

Por Redação

Foto: Joner Campos

 (Crédito: Foto: Joner Campos)
Sob forte presença de taxistas, mototaxistas, representante do POP69, da UNEMAT, da Prefeitura e população, aconteceu ontem(20) na Câmara Municipal a Audiência Pública que debateu sobre o uso de aplicativos do tipo Uber na cidade de Cáceres.

Conforme legislação federal, cada município deve ter a sua própria regulamentação para o uso dos aplicativos.
A discussão foi convocada pelo vereador do Partido da Solidariedade, Cézare Pastorello que em fala explica da necessidade da discussão.

“O objetivo da audiência pública que nós convocamos visou à discussão da regulamentação do transporte de passageiros particulares por aplicativo em nosso município. É um tema que está em discussão por todo Brasil, precisamos discutir isso porque é um caminho sem volta os aplicativos de transporte e, com a regulamentação, cabe ao município fiscalizar e regulamentar esse serviço”, pondera Pastorello.

Para o representante dos taxistas e mototaxistas, a categoria não é contra nenhum aplicativos, mas são contra a forma que o aplicativo se instalou na cidade.
 
“Eles chegaram como aqui fosse a casa da mãe Joana, não procuram a prefeitura e nem a Câmara de Vereadores em busca de legalização, nós que estamos aqui trabalhando pagamos impostos e somos legalizados. Dessa forma em que chegaram sem pagar em impostos e praticando uma concorrência injusta”, afirma Anderson.

Marcos Oliveira, representante do aplicativo defendeu que estão amparados pela Legislação Federal e que esta viabiliza a prestação de serviço na cidade.

“Não viemos a Cáceres com a intenção de tirar os serviços de ninguém, somos uma empresa que busca seu espaço, não somos forasteiros, aqui contratamos parceiros de Cáceres para a prestação desses serviços e buscaremos a legalização”, afirmou o representante do Pop69.

Diante o debate, os mototaxistas e taxistas disseram que a categoria está em busca de instalar um aplicativo voltado para a prestação de serviços de transporte aos cidadãos.

Em entrevista pro Jornal Oeste, Zé Eduardo Torres disse que é a favor da população, da inovação e da categorias dos taxistas e mototaxistas.

“Sou a favor do comércio local, nós precisamos fortalecer e buscar inovação para que isso venha ser revertido em benefício à população. Estamos incluídos entre as cidades mais pobres do país, então nós temos que defender o que já temos aqui, mas ao mesmo tempo precisamos buscar a inovação. Sou a favor dos mototaxistas e taxistas e estamos trabalhando pra isso, inovando junto com eles, para que essa inovação fique dentro do município, que seja circulado e consumido dentro do município”, pontua Torres.

Já Cláudio Henrique defendeu a regularização do aplicativo.

“Como Cáceres e uma cidade universitária, sem transporte coletivo e uma população Com mais de 6.000 beneficiários do Programa Bolsa família, e preciso ofertar oportunidades de locação a este público principalmente que não tem condições de adquirir um veículo próprio ou até utilizar de outros tipos de transporte, já existente em Cáceres. 
Por isso vejo q a regulamentação do Aplicativo estará trazendo benefícios, a população Cacerense", finaliza o parlamentar.
 
Participaram da audiência os vereadores Valdeníria Dutra, Elias Pereira, Rosinei Neves, Valter Zacarkim, Creude Castrillon, José Eduardo Torres, Domingos Oliveira.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Fernando, em 22.02.2019 às 23:38

    Pronto, discutiram, cada um falou e falou e falou, a Câmara já deu a entender que fez seu papel, agora casa um pra suas casas e bora esperar que vir a né. Kkkkkkkkk, seria ilário se não fosse trágico. Agora me falem, reunião pública para que ?

  • por CACERENSE, em 21.02.2019 às 21:00

    EU SOU A FAVOR TAMBÉM, POIS CÁCERES TEM MUITO EMPREGO SOBRANDO VOCÊ VAI NO SINE SEMPRE A MESMA RESPOSTA "NÃO A VAGA NO MOMENTO", ATÉ AI TUDO BEM, AGORA UMA MINORIA QUERER PROIBIR GERAÇÃO DE RENDA A QUELES QUE QUEIRAM TRABALHAR AI É BRINCADEIRA, TODOS OS DIAS FLAGRO MOTOTAXI FURANDO SINAL, NÃO SÃO TODOS MAIS TEM ALGUNS AI NA CIDADE QUE NÃO PODE VER O SINAL VERMELHO ACHA QUE TA VERDE, VAMOS COMEÇAR A FILMAR E COLOCAR NA MIDIA PRA NÃO DIZER QUE ESTOU MENTINDO, UBER SIM !!!!

  • por Costa, em 21.02.2019 às 14:20

    Concordo com a implantação do Aplicativo, trará benefícios a quem precisa de um transporte eficiente e de baixo preço. Todavia, é preciso uma fiscalização e regularização desses serviços. Até porquê, todos os dias na mídia, presenciamos fatos inesperados e graves desse tipo de prestação. Cáceres precisa se desenvolver e essa mudança sempre vai acontecer, um serviço pareando ou substituindo outro consequências da Globalização e avanço Tecnológico.

  • por Lucas, em 21.02.2019 às 12:38

    Os preços praticados pelos taxistas são exorbitantes, já estava na hora de ter aplicativos em cáceres. Sou a favor da inovação.

  • por Souza Silva, em 21.02.2019 às 10:23

    Ai discutem, um fala de um lado, outro de outro lado, aí no final cada um vai pra suas casas e pronto? Tá massa isso hein.

  • por Helena, em 21.02.2019 às 10:21

    Uai e o presidente da Câmara não esteve presente? Cadê o restante dos vereadores? Este assunto é irrelevante para os tais representantes da população estejam ausentes? Votamos para cargo de vereador para que mesmo??????

  • por Jr, em 21.02.2019 às 10:11

    Tá, é aí, ficou só na falação mesmo ? Sem resolução, sem resultados, sem qualquer tipo de conclusão? Brincadeira isso ? Olha, se for assim, para ouvir o que acham, ou acreditam que esteja certo, melhor deixarem de fazer essas tal de audiência pública! E mais uma pergunta por gentileza, essas audiências tem alguma despesa extra, ou alguém recebe algo a mais para poder fazer isso? De moções a audiência, melhor parar com isso é mostrar resultados concretos !

 
Sitevip Internet