Notícias / Cidade

20/02/2019 - 10:46

Visitação no Parque Serra de Ricardo Franco de Vila Bela não é recomendada por riscos a visitantes, diz governo

A visitação de turistas no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, só deve ser autorizada após a implementação de um plano de manejo para evitar os riscos aos visitantes.

Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) informou que o plano está em fase final de elaboração. O documento deve servir para nortear a demarcação de trilhas, áreas a serem visitadas e as medidas de segurança.

Em reunião com instituições estaduais e municipais, o governo alertou para que não seja feita a visitação no parque.

A medida, segundo a Sema, é garantir a segurança dos turistas.

Para que a visitação seja liberada, um estudo sobre a correnteza dos rios, os riscos de tromba d'água no período chuvoso, sinalização, placas de informação e presença de salva-vidas nos locais de banho, deve ser elaborado.

O Parque
O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco é uma das unidades de conservação estadual com maior potencial turístico de Mato Grosso.

Ele foi criado em 1997 por meio do Decreto Estadual nº 1.796, mas ainda não foi efetivamente implantado. Do total da unidade de conservação, cerca de 40 mil hectares já foram desmatados, sendo que 27 mil hectares foram desmatados antes da transformação da área em parque.

São 158,6 mil hectares de extensão contendo em seu interior centenas de cachoeiras, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal, com espécies únicas de fauna e flora, algumas ainda desconhecidas da ciência.

O parque também abriga a cachoeira do Jatobá, a maior do estado e quarta maior do país, com 248 metros de queda.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet