Notícias / Economia

16/02/2019 - 13:31 | Atualizado em 16/02/2019 - 16:50

Taxistas e mototaxistas se revoltam com a chegada do Uber à Cáceres; população reage

Por Redação Jornal Oeste

Os taxistas e mototaxistas foram a Prefeitura de Cáceres denunciar o uso de aplicativos de celular para transporte privado individual de passageiros. Na reunião acontecida na tarde de ontem(15) estavam presentes as categorias de transporte, o Procurador Geral do Município, Bruno Córdova, o chefe da fiscalização Victor Miguel e os vereadores Valdeníria Dutra (PSDB), Cézare Pastorello (SD), e Jerônimo Gonçalves (PSB).

O vereador Cézare Pastorello citou que esse tipo de aplicativo é uma realidade, porém, não se pode utilizar sem regulamentação do poder público municipal.

Não sou eu quem diz, é a lei federal. A lei que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana diz que o transporte remunerado privado de passageiros (tipo uber e .99) deve ser regulamentado pelo Município. E sem regulamentação, não pode circular. Por isso que a maioria dos aplicativos, inclusive o Uber, não tem disponibilidade para Cáceres, porque aqui não há regulamentação. Logo, qualquer transporte remunerado de passageiros que descumpra a lei é transporte ilegal, se enquadrando no Art. 231, VIII do Código de Trânsito Brasileiro. Cabe até retenção do veículo” explica o vereador.
  
Dentre os pontos questionados pelos taxistas e mototaxistas estava o fato da cidade, com menos de 100 mil habitantes, não comportar esse tipo de serviço concorrendo com eles.

Os taxistas e mototaxistas arrecadam mais de 90 mil reais por ano de alvarás e taxas. Somos fiscalizados dia e noite, nos nossos pontos, para averiguar documentação, estado do veículo e se quem está pilotando ou dirigindo é a pessoa que tem a permissão. Não temos como concorrer com quem instala um aplicativo, não paga imposto nenhum, não tem responsabilidade com o veículo e nem com o passageiro. Então, isso é desleal,” desabafa o mototaxista Anderson Rodrigo.

Após a reunião o Procurador Bruno solicitou a presença dos fiscais de trânsito, orientando-os a cumprir o Código de Trânsito e retirar de circulação carros que estivessem operando transporte remunerado sem autorização do poder público municipal. Poucos minutos depois o primeiro veículo já foi recolhido e seu condutor autuado por transporte ilegal de passageiros.

Logo após a matéria do Jornal Oeste entrar no ar, as nossas redes sociais foram invadidas de mensagens de apoio para a chegada do aplicativo na cidade. Os comentários comemoravam o uso do aplicativo uma vez que segundo eles, a categoria dos taxistas e mototaxistas praticam preços abusivos na cidade conforme comentou uma usuária nas nossas redes sociais.

Chegou pra acabar com o preço caro que os táxis cobram!!”, constata uma internauta. O comentário já recebeu muitas curtidas em claro sinal de concordância a fala.

Outro internauta cobra da Câmara Municipal e do Município para que se regularize logo a situação do aplicativo, porque a população deve ter Direito de Escolha e que para o internauta as categorias de transportes da cidade abusam dos valores cobrados.

Queria saber que vereador vai defender o Direito de Escolha da População. Porque sabemos que o mercado tá aí pra gente escolher. Quem quiser táxi que use Táxi, quem quiser usar o aplicativo que deixe o app. Porque não dá pra proteger uma categoria que às vezes abusa da necessidade da populaçãocomentou outro usuário.

(Colaboração Joner Campos)

Comentários

inserir comentário
33 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sandra Aparecida de Matos, em 05.03.2019 às 15:17

    Somos livres para escolher queremos sim o Uber os moto táxi e os taxistas cobram um horror agora vai melhorar

  • por Nara, em 26.02.2019 às 09:55

    O povo tem livre árbitro pra escolher o transporte que mais lhe convier. O carro táxi cobra carro pra pagar os tributos e os Moto taxi fica uma opção mais em conta pro povo, mas é um transporte de risco. Então o povo tem direito de ter outra opção que seja mais barata e mais segura. Vejo pessoas cruzando a cidade em mototaxis com crianças dependuradas nas mãos das mães! Isso sim é um crime. Não dar opção pra essas mães transportar com segurança seus filhos!

  • por Oliver, em 18.02.2019 às 19:54

    Que ótimo! Libera os Ubers! Fico feliz que finalmente tenha chegado pra melhorar o atendimento a população.

  • por Papito, em 18.02.2019 às 19:13

    Senhor prefeito de Cáceres, libere o moto taxistas e taxistas para trabalhar sem precisar pagar Donos de pontos que o serviço dentro do município de Cáceres irá baratear... Hoje o trabalhador de moto táxi não pode trabalhar sem ter que pagar um Ponto de Moto Táxi e isso é considerado uma exploração pois os trabalhadores ficam a mercê da lei municipal que só beneficia os Donos de ponto em Cáceres MT.

  • por Andrea Ribeiro de Souza, em 18.02.2019 às 13:43

    Uber é liberdade de escolha. O taxista que achar ruim vire Uber também!

  • por Helena, em 18.02.2019 às 13:14

    Jão, nunca vi vagabundo querer trabalhar dai ! E outra, seria bom pensar em entrar para trabalhar no aplicativo também, uma corrida de 30 cai para 12 e os dois saem ganhando. Sai a fora dessas fiscalizações e cobranças desacerbadas !

  • por Jão, em 18.02.2019 às 12:06

    “Somos fiscalizados dia e noite, nos nossos pontos, para averiguar documentação, estado do veículo e se quem está pilotando ou dirigindo é a pessoa que tem a permissão.” mas andar sem taxímetro pode né. Bando de vagabundos

  • por Tibúrcio cacerense, em 18.02.2019 às 11:10

    Senhor prefeito de Cáceres ! Pelo amor de Deus libere o moto taxista e taxista para trabalhar em qualquer lugar dentro do município para livrar estes trabalhadores da escravidão dos donos de pontos e isso irá baratear o serviço de Táxi e moto táxi dentro do município de Cáceres, se o trabalhador já é obrigado a pagar o seu alvará para a prefeitura, porque o moto táxi e táxi são obrigados a trabalhar em um ponto de moto táxi ?????? Com a palavra... Senhor prefeito !

  • por Nelson Francisco De Paula Nelson, em 18.02.2019 às 07:29

    E fácil resolver está situação se o poder público quiser tem muitos empresários explorando motoristas de taxi e moto taxi a prefeitura doa o ponto e logo em seguida vem os empresários e compra os pontos e passa alugar ou coloca carros formando assim uma empresa de taxi e cobra uma diária absurda dos motorista e por isso que tem gente trabalhando de forma abusiva cobrando preços fora da tabela pra poder pagar diárias caras ao proprietário das frotas se o poder público quiser ele acaba com isso e só ir de ponto em ponto e ver quem está trabalhando

  • por Tibúrcio Junqueano Pantaneiro, em 17.02.2019 às 17:15

    Eu apoio o serviço de motorista de aplicativo POP 69 ou Uber etc, o preço de moto táxi e carro táxi em Cáceres é um absurdo de caro, mas quem está mais preocupado com o serviço de mobilidade urbana por aplicativo são os Donos de pontos de moto táxis e carros táxis pois ganham alto com os trabalhadores de moto táxi e táxi cobrando diárias para trabalhar no seu ponto, agora o moto táxi e táxi paga quase 80$ por semana para o ponto e ainda paga a prefeitura e ainda paga o licenciamento do veículo, sai caro para trabalhar, só o dono de ponto e a prefeitura que ganham Dinheiro, tem dono de ponto milionário com dinheiro de diárias dos moto táxistas. O certo era a prefeitura liberar o serviço por aplicativo para livrar os moto táxistas dos Donos de ponto. Fica a dica...

Mais comentários
 
Sitevip Internet