Notícias / Cidade

14/02/2019 - 16:26

Em Cáceres: Reunião de secretários inicia criação da Instância de Governança do Turismo na região

Por Diário de Cáceres

Secretários de Turismo de várias prefeituras da região se reuniram em Cáceres na manhã desta quinta-feira (13), na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC). São representantes dos municípios que compõem a Região Turística Pantanal Matogrossense.

O encontro na sede da SMTC recebeu Poconé, Santo Antônio do Leverger, Livramento, Barão do Melgaço e Porto Esperidião, representados por secretários e assessores de Turismo dessas cidades, além de representantes da sociedade civil organizada. O objetivo foi o de criar criação de uma Instância de Governança, o melhor modelo de Instância de Gestão Regional, um requisito importante na organização das políticas públicas voltadas para o turismo regional e a inserção no mapa do turismo brasileiro.

O encontro faz parte do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.

A coordenadora de Turismo, Zeli Carvalho Lima, lembrou que Cáceres faz parte do Polo Regional Turístico do Pantanal e afirma que este estudo é uma tentativa de formalizar uma Instância de Governança. “Precisamos nos fortalecer junto ao Ministério do Turismo para ir em busca de recursos financeiros para todas as cidades envolvidas nessa união, de forma consolidada”, disse.

Durante a reunião, segundo Zeli, foi discutido como se pode obter mais forças, como fóruns, conselhos, consórcios e outras maneiras de parcerias. “Queremos definir quais as melhores estratégias para uma parceria forte e ser exemplo para que outros municípios façam o mesmo. Essa aliás, é uma determinação do prefeito Francis”, garantiu a coordenadora.

O secretário de Turismo e Cultura de Poconé disse que a reunião em Cáceres foi de suma importância para o Pantanal. “Se a gente não dar um pontapé inicial, o Pantanal irá sofre muito. Somos municípios fracos de recursos e sem união não chegaremos a lugar algum. Temos que unir e divulgar o nosso potencial”, garante o secretário.

Para a secretária de Turismo e Cultura de Porto Espiridião, Fernanda Ferraz, foi um divisor de águas. “Nós estamos praticamente abandonados pela estrutura governamental. Unidos, vamos chegar aonde precisamos, gerar emprego e renda nos municípios e sair do anonimato”, afirma Fernanda, citando como exemplo o ‘Curussé’, uma dança típica de Porto Espiridião que corre o risco de extinção. “As pessoas que atuam nesta dança são idosos e nós não temos recursos para manter essa tradição do município”, lamenta a secretária.

 

Após a reunião, a Secretaria Municipal de Turismo divulgou a seguinte nota:

São vários os formatos que pode de usar para constituir a Instância, porém, na reunião decidiu-se pelo formato de FORUM, para que, através dos debates, articulação e ajuda mútua, enfim estruturado, possam chegar ao formato ‘Consórcio’, integrando ideias e interesses em busca da valorização do turismo regional, para com isso, todos os municípios serem fortalecidos em suas ofertas turísticas.

A criação da Instância de Governança é também uma exigência do Ministério do Turismo que considera as Instâncias, responsáveis para definir as prioridades de cada região. Para tanto, um plano de tabalho será elaborado para o alcance dos resultados esperados.

A visão regional quanto à existência de Instância de Governança é para que não haja disputa entre os participantes da Região Turística, mas sim, cooperação como, estratégia de desenvolvimento da região.

Assim, para que a Instância de Governança não perca o foco de sua missão, que é de ser tripartite, onde a sociedade como um todo seja representada e não venha a se tornar um organismo governamental, foi que, de forma democrática, os participantes elegeram a  organização inicial do FORUM , assim composta:

Presidente: José Marcos Carpes Vargas – presidente do COMTUR de Santo Antônio do Leverger.

Vice-Presidente: Rosângela Cabral Rosa Lazarim – representante da UNEMAT e COMTUR Cáceres.

1º Secretário: Luiz Henrique Lemos – empresário do setor de turismo -  Cáceres.

2º Secretária: Claudete Ferreira Castro – turismóloga da Secretaria Municipal de Cultura de Santo Antônio do Leverger e secretária Executiva do COMTUR.

A próxima reunião será no próximo dia 14 de março, em Poconé, quando será criado o Regimento Interno e as definições para as Câmaras Técnicas.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet