Notícias / Cidade

13/02/2019 - 11:40

Curvelândia e Quatro Marcos podem perder recurso federal para Programa de Saúde na Escola

Por SECOM MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta para o fim do prazo de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) – que termina no dia 15 de fevereiro. Até o momento, 115 municípios efetuaram cadastro, sendo que a expectativa é de pactuação integral em Mato Grosso.

Em números, a adesão já registrada representa 1.273 escolas públicas estaduais e municipais, sendo 1.019 unidades consideradas prioritárias pelo Estado.

Os registros atuais contemplam um universo de 383.045 alunos dos ensinos médio e fundamental e um total de 36.769 bebês e crianças das creches municipais. O Programa ainda envolve 945 equipes técnicas, que contam com o auxílio de servidores da Saúde dos municípios.

O que é o PSE?

O Programa de Saúde na Escola incentiva a promoção de ações de orientação em saúde nas unidades escolares de todo o Brasil. Dentre as principais atividades promovidas pelo PSE, estão campanhas de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, de prevenção do tracoma (doença que afeta os olhos), da hanseníase e de verminoses.

Dados da SES-MT mostram que o último ciclo do PSE contou com a participação de 1.273 escolas de 136 municípios mato-grossenses, sendo 888 escolas consideradas prioritárias e integradas às áreas de maior vulnerabilidade social.

Servidor da equipe técnica de Promoção da Saúde Escolar e do PSE no âmbito da SES-MT, Milton Fleury destaca que, em março, o Ministério da Saúde encaminhará um Relatório Consolidado das ações realizadas no ciclo anterior.

A redação do Jornal Oeste foi conferir no relatório disponível aqui; e constatou que os municípios de Curvelândia e São José dos Quatro Marcos estão no relatório como Processo Não Iniciado. A ausência dos municipíos conforme a matéria cita pode acarretar com a não inclusão dos municípios no programa, gerando assim, ônus irreparável as políticas públicas dos municípios. 

Demais dúvidas também podem ser esclarecidas pela equipe da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) da SES-MT, por meio do número: (65) 3613 5415.

(Com colaboração Redação Jornal Oeste)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet