Notícias / Cidade

12/02/2019 - 19:45

Pontes e Lacerda ganha nova Inspetoria

Por Folha Regional Online

Os profissionais da área tecnológica e empresas registradas no Crea Mato Grosso, agora podem contar com duas novas estruturas físicas de apoio nos municípios de Diamantino e Pontes e Lacerda, distantes da capital Cuiabá 184 km e 442 km, respectivamente. A inauguração ocorreu nessa quarta e quinta-feira, dias 06 e 07 de fevereiro, com a presença do presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, dos inspetores regionais de cada unidade, do diretor nacional financeiro e os diretores regionais da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua), Juares Samaniego, Adjane Prado e Mário Cavalcante de Albuquerque, além dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de cada localidade.

“O Crea já se faz presente no município de Diamantino há muito tempo.  Como ele não tinha uma sede própria, passou por quatro endereços. Antes, isso fazia com que o profissional não tivesse referência, ou seja, um local para onde se dirigisse. A concepção de uma Inspetoria, um ponto de referência esse é o propósito que  marca  a presença do Conselho no município. Mostra à comunidade que ela tem e a segurança de que existe um órgão defendendo a sociedade, na medida em que o Crea Mato Grosso, fiscaliza o exercício profissional, garantindo a qualidade das obras, na medida em que existe um profissional habilitado e responsável naquela obra”,  detalhou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, durante a inauguração da inspetoria do Crea-MT, no município de Diamantino, dia 06 de fevereiro.

Ainda em seus discurso, João Pedro Valente, destacou que a construção de uma Inspetoria além de ser referência para os profissionais e empresas registradas, bem como para sociedade, funciona como um elo entre os profissionais, para que se encontrem e se  atualizem, provendo seminários e capacitações. “Porque mais importante do que a formação da graduação é preciso se  manter atualizado, principalmente na área tecnológica. Todo tempo surgem novidades, é preciso que os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, estejam atentos e a inspetoria passa ser este espaço que vocês podem utilizar para continuar oferecendo um trabalho de qualidade para a comunidade”, declarou o presidente do Crea-MT.

“A implantação da Inspetoria em Diamantino veio para valorizar ainda mais os  profissionais que trabalham em nosso município.  Essa obra, além de bem estruturada, foi um grande anseio de nossos profissionais. Avaliamos que inclusive a cidade passa a ter um investimento diferente.  Quando vemos todo crescimento e investimentos novos feitos em nosso município, temos a certeza que foi correta a iniciativa de doarmos o terreno para a instalação definitiva do Crea-MT local. Agradecemos o empenho do Conselho que fiscaliza as obras constantemente e tenham a certeza de poder contar com a Prefeitura futuramente. Eu como gestor sou parceiro para que o Crea Mato Grosso se torne cada vez mais forte em Diamantino e toda região. Vale ressaltar que já existem os convênios entre o Crea-MT e  o município”, declarou o prefeito de Dimantino, Eduardo Capistrano, durante a inauguração da Inspetoria.

Já o Inspetor-chefe da unidade, engenheiro agrônomo Rogério Cocco  Rubin, afirmou que “agora os profissionais locais têm um ambiente que espelha  a engenharia no país. É um espaço confortável, bem estruturado para recebê-los. Posso atender a esses profissionais e empresas, que são os nossos  clientes da melhor forma possível, e com essa inauguração aproveito para homenagear a todos que de alguma forma fizeram parte desta conquista”, agradeceu o inspetor.

Para o engenheiro sanitarista, Alberto Doaelibe,  profissional registrado no Crea-MT que reside e atua na região, a  sede nova é uma cobrança antiga  dos engenheiros de Diamantino, mas que valeu à pena esperar. “É um espaço adequado para utilização dos profissionais, facilitando nossa convivência com o Crea-MT. Achei confortável,  tem auditório para realização de cursos para fazer a interação com os colegas do Sistema como foi dito na inauguração”.

A inspetoria de Diamantino atende profissionais e empresas dos municípios de Alto Paraguai e Nortelândia, totalizando 220 profissionais registrados e 146 empresas legalmente habilitadas.

Reunião no passo municipal – Antes da inauguração o presidente do Crea-MT, o  diretor financeiro da Mútua Nacional, Juares Silveira Samaniego, o diretor financeiro da Mútua Mato Grosso, Mário Cavalcante de Albuquerque participaram de uma reunião no gabinete do prefeito de Diamantino, Eduardo Capistrano, e o chefe de gabinete, Oziar Máximo dos Santos. Na oportunidade trataram sobre assuntos administrativos além da fiscalização do exercício profissional, o Termo de Cooperação técnica que existe entro o Executivo e o Crea-MT e a grande importância da construção da Inspetoria para o município.

Pontes e Lacerda – No dia 07 de fevereiro foi inaugurada a inspetoria do município de Pontes e Lacerda.  Em  seu discurso, o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, ressaltou que a readequação da sede  foi um trabalho executado por várias mãos.  “É de suma importância a Inspetoria em Pontes e Lacerda pela distância que o município está da capital. Sabemos que o Conselho tem o objetivo de educar e orientar os profissionais com relação aos trabalhos executados.  A nova estrutura tem espaço para capacitação e pode ser usado pelos profissionais de toda a região. Lembrando que este ano enviamos um carro zero quilômetro para a fiscalização no município. E agora em março de 2019, o Conselho repassará um total de 300 mil reais para as Entidades de Classe de Mato Grosso que participaram do Chamamento Público para que sejam investidos em capacitações, congressos e outros projetos de valorização profissional que beneficiarão ao menos oito mil profissionais”, enfatizou João Pedro Valente.

Ao expressar a satisfação da inauguração da Inspetoria em Pontes e Lacerda, a  inspetora-chefe Maristela Mariana de Alcântara, definiu que “a casa do profissional da engenharia sempre estará de portas abertas para qualquer tipo de dúvida. Agota, com a Inspetoria contando com espaço para a capacitação, cursos ou outros eventos”.

O presidente da Câmara de Vereadores do Município, Maxssuel Freitas Guimarães, declarou  que a inauguração “foi um grande marco para Pontes e Lacerda. A readequação da Inspetoria valoriza a cidade e, quem ganha  é a sociedade de modo geral, por meio da qualidade dos serviços prestados pelos engenheiros situados em Pontes e Lacerda e região.

A cerimônia de inauguração também  contou com a presença do diretor financeiro da Mútua Nacional, Juares Silveira Samaniego, do diretor financeiro da Mútua Mato Grosso, Mário Cavalcante de Albuquerque, das inspetoras-adjuntas locais, engenheira florestal Olga da Costa Oliveira e da engenheira civil Claúdia Martins de Oliveira,  além de outras autoridades municipais e profissionais.

A inspetoria de Pontes e Lacerda atende também aos municípios de Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D Oeste, Nova Lacerda e Comodoro. Ao todo possui registrado 233 profissionais e 146 empresas.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet