Notícias / Politica

12/02/2019 - 09:23

Pastorello insiste que saída do Consórcio de Saúde é prejudicial para Cáceres

Por Assessoria

Em requerimento endereçado ao prefeito Municipal, aprovado no dia 04.02, o vereador Cézare Pastorello (SD) busca informações detalhadas sobre a iniciativa do prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) em sair do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de MT (CISOMT).
"Cáceres é o polo regional de saúde, estando no Consórcio ou não. Porém, estando no consórcio, recebemos 50% a mais dos recursos que destinamos ao Consórcio, que é o PAICI, em torno de meio milhão de reais por ano. Fora do Consórcio, não teremos como administrar procedimentos cirúrgicos, consultas e exames especializados, que só pelo consórcio são feitos. Ou seja, algo está errado com essa saída. Não basta dizer que vai melhorar, o povo quer saber como iria melhorar." Afirma o vereador.
Na visão do vereador, o Consórcio promove uma economia em escala, ao juntar 14 municípios para contratar consultas e exames, além de consolidar a prestação dos serviços de saúde em Cáceres. Segundo ele, essa decisão deveria ter sido discutida pela sociedade e aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. Nada disso foi feito.
"Eu não quero acreditar que o prefeito quer sair do Consórcio só porque perdeu a eleição para ser o presidente. Saúde é uma coisa muito séria, e se o Consórcio era tão bom que ele queria ser presidente, tem que explicar porque agora não nos serve mais", explica o vereador.

No requerimento, Pastorello ainda cobra a destinação de um recurso de R$ 2.250.000 (dois milhões, duzentos e cinquenta mil reais) que vieram para o Consórcio do Fundo Nacional de Saúde, via emenda de bancada. Com a saída do Município, Cáceres pode ter que devolver esse recurso que já está na conta.

Nesta terça-feira, dia 12/02, haverá uma audiência pública na Câmara Municipal, às 19h, para tratar da saída do Município.  A audiência pública foi requerida pela Comissão de Saúde da Câmara, que têm como membros os vereadores Valdeníria Dutra (PSDB), Jerônimo Gonçalves (PSB) e Rosinei Neves (PV).

Leia o requerimento do vereador na íntegra
 
 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Keila, em 12.02.2019 às 20:52

    A população q se dane né? Pq o prefeito tem plano de saúde excelente, trata com certeza em outro estado...como os conchavos com vereadores sempre fizeram em gabinete e portas fechadas, acostumou...como os prefeitos recusaram o nome dele, foi contrariado, pronto...estava armado a confusão, porém, a sociedade tem q ser respeitada, parabéns Pastorello...e onde estão nesmo os outros vereadores? Estão de braços cruzados? Vamos agir moçada, nossa pooulação aos poucos está morrendo...a secretaria de saúde está fazendo chamamento depois do sétimo dia...chegou tarde!

  • por JOAO, em 12.02.2019 às 13:10

    Ja esta péssimo do jeito que esta! Imagina saindo do consorcio e não receber meio milhão de reais por ano. Prefeito é ruim de serviço, principalmente seus secretários! E quem sofre com isso como sempre é a pobre população!

  • por Jr, em 12.02.2019 às 11:55

    Mais blábláblá, gente, vamos.parar de levantar poeira e vamos para ação? Que política é essa de língua minha gente? Vereadores vamos acordar para vida e agir ?

 
Sitevip Internet