Notícias / Educação

11/02/2019 - 05:45

Ano letivo começa hoje e professores param amanhã

Por Gazeta Digital/ Thalyta Amaral

Mais de 390 mil alunos começam o ano letivo na rede estadual de educação nesta segunda-feira (11), mas, um dia depois, uma paralisação já afetará as aulas dos estudantes. Isso porque está prevista uma greve de 24 horas dos servidores da educação, que, segundo o sindicato da categoria, deve contar com a adesão de pelo menos 600 das 768 unidades escolares.
 
Além da greve de 24 horas, os servidores públicos realizam na terça-feira (12) um ato público em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), às 14 horas. A paralisação dos educadores faz parte do dia de mobilização dos servidores públicos contra as medidas implementadas pelo governador Mauro Mendes (DEM).
 
Entre os projetos propostos pelo governo que foram aprovados pela Assembleia Legislativa estão o estabelecimento de critérios para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), assim como a mudança na gestão do MT Prev, que possibilita o aumento da alíquota previdenciária.
 
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a greve ainda em fevereiro não está descartada, especialmente se o governo não repensar o tratamento dado aos servidores, que inclui o escalonamento de salários e o pagamento da RGA integralmente.
 
Entre as questões de mais polêmica para os educadores está o cumprimento da 510/2013, que garante, caso seja cumprida, a dobra no poder de compra dos salários dos educadores até 2024. Mas, para que ela seja efetivada, é necessário que a recomposição anual da inflação, a RGA, seja paga.
 
Pela portaria 571/2018 as escolas devem ter, no mínimo, 200 dias letivos e 800 horas de carga horária, exceto na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por TATO GIRALDELLI, em 11.02.2019 às 08:46

    QUEM É PREJUDICADO .como sempre os alunos.....o governo não ta nem preocupado ........... ai vem o nível da educação escolar baixa .entra Governo é mesma historia a 50 anos

 
Sitevip Internet