Notícias / Esportes

09/02/2019 - 05:34

GEFRON em parceria com a Comunidade Escolar implanta projeto social de Escolinha de Futebol

Por Assessoria

Na última quarta-feira (06.02), por volta das 16 horas, ocorreu uma reunião na Escola Municipal Buriti, no Distrito de Vila Aparecida, Cáceres. Com objetivo de firmar parceria entre Grêmio Recreativo do Gefron e comunidade escolar da região para implantação do projeto social de Escolinha de Futebol.

Na reunião estavam presentes o Coordenador do Gefron – Ten.Cel José Nildo Silva de Oliveira, o Gerente do Canilfron – Sub Ten. Moracir da Silva Figueiredo, Presidente do Grêmio do Gefron – 1°SGT Benedito Claudio de Carvalho, o Cabo Siderlei S. Custódio Martins – do Gefron, a Diretora da escola Sebastiana Aparecida de Souza Nunes, a secretária escolar- Solange Aparecida da Costa Borges, Francisco Benevides da Silva – conhecido como “Chico Cabelo”colaborador e demais professores, pais e alunos da comunidade escolar.

O Projeto será administrado pelo Gefron, por meio do Grêmio recreativo e em parceria com a comunidade Escolar do Buriti e comunidade local do Distrito de Vila Aparecida. Atenderá cerca de 60 crianças e Adolescentes com faixa etária de 7 à 14 anos. A participação do aluno estará condicionada a matrícula e freqüência escolar em torno de 80%, através da apresentação de declaração comprobatória expedida pela escola; Acompanhamento das médias escolares (trimestralmente). Será empregada uma metodologia baseada no trabalho voltado a doutrina de treinamento específico de futebol, onde os treinadores que farão parte do presente projeto sejam capacitados (conhecimento técnico).

Os instrutores serão todos voluntários da comunidade e Policiais do Gefron, os treinos ocorrerão de Segunda à Sábado, sendo divididos por 3 categorias ( Infantil, Mirim e Iniciantes).
O objetivo desse projeto é oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes da Comunidade local, através da prática de futebol no âmbito de forma orientada e com acompanhamento técnico, bem como a aproximação do sistema de segurança pública com as crianças, pais e docentes da escola.

” A importância de implantar ações conjuntas como essa é a possibilidade de Influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico – didáticos pedagógicos voltados ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva.” Explanou a Diretora da escola – Professor Sebastiana Nunes.

“Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade. Já detectamos que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade. Temos no caso o futebol, onde é uma paixão nacional que fascina as crianças, proporcionando assim subsídios para seu desenvolvimento como cidadão.” Finalizou o coordenador do Gefron – Ten.Cel José Nildo.
 
“Proporcionar oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como, torneios e campeonatos, Incentivar o futebol como atividade alternativa às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção às doenças, além de combater a evasão escolar e a repetência esses são um dos principais objetivos de estarmos aqui firmando essa parceria. Informou o Presidente do Grêmio – 1º SGT Claudio.
O presente projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futebol, como expressão de cultura e lazer, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, no caso, das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade, já que irão freqüentar um ambiente social e apaixonante devido o contexto da profissão e podendo participarem de competições. Diante de um país em que os problemas sociais são inúmeros e que já foi sede de eventos esportivos de maior importância mundial, tais como: Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). O Grêmio do Gefron, sendo um órgão que se insere neste contexto, tem o dever moral e ético de exercer a responsabilidade social, principalmente no que tange à democratização do acesso ao esporte e ao lazer para a infância e a adolescência. Tais conceitos estão presentes no Art. 227 da Constituição Federal, no Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, e na Carta dos Direitos da Criança no Esporte.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet