Notícias / Saúde

08/02/2019 - 14:30 | Atualizado em 08/02/2019 - 14:42

Com depoimentos emocionados, pais de autistas pedem derrubada do vetos do Francis

Por Jornal Oeste

Como era de se esperar, os pais de crianças autistas lotaram a Câmara Municipal de Cáceres nessa quinta-feira, 07. O motivo é que a pauta foi a discussão de 3 vetos do prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) a projetos de leis em benefício dos autistas.
Participaram da audiência os vereadores Rubens Macêdo (PTB), Cézare Pastorello (SD), Valdeníria Dutra (PSDB) e Rosinei Neves (PV).

Os projetos, de autoria do vereador Cézare Pastorello, incluem a obrigatoriedade do atendimento prioritário para autistas e acompanhantes e a inclusão no calendário municipal dos dias da Consciência Autista e do Orgulho Autistas.

Muitos depoimentos dos pais foram emocionados, demonstrando que só quem tem alguém especial na família sabe o tamanho do amor redobrado que é preciso ter.  Todos alegaram já ter sofrido preconceito porque as pessoas não conhecem o autismo. Ainda, elogiaram a sensibilidade da Câmara em aprovar de forma unânime os 3 projetos.

Uma das mães disse que nunca foi feita nenhuma ação do poder público em promoção da conscientização sobre o autismo. Já outra mãe relatou os abusos e injustiças que sofreu em estabelecimento bancário na cidade, tendo que trazer documentos e até a lei federal para conseguir uma simples senha preferencial. Mas, que após isso, quase foi colocada para fora da fila pelos demais clientes.

O prefeito Francis vetou os três projetos alegando que eles são contrários ao interesse público e que os autistas já têm direitos suficientes, por serem equiparados a deficientes físicos.
Os vetos serão votados nessa próxima segunda-feira, dia 11.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lene, em 09.02.2019 às 23:02

    § 1o Para os efeitos desta Lei, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica caracterizada na forma dos seguintes incisos I ou II: ... § 2o A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

  • por Luciene, em 09.02.2019 às 12:24

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • por cacerenserevoltada, em 08.02.2019 às 15:46

    Lamentável esses projetos do Prefeito de Cáceres/MT, não querer apoiar projetos que beneficiam famílias diante da sociedade, ele alega porque não tem filhos autista, porém senhor Prefeito o senhor pode ter um neto!! Não esqueça que um dia sua fala cai na testa! Vejo que realmente enquanto Prefeito sempre importou com sua gestão , pouco se importa por uma família que realmente precisa!!

 
Sitevip Internet