Notícias / Economia

07/02/2019 - 09:20

Aneel fará vistoria de 13 barragens hidrelétricas de MT, entre elas quatro na região de Cáceres

Por Cáceres Notícias

A barragem da Usina Hidrelétrica de Manso e outras 13 barragens do mesmo tipo em Mato Grosso serão vistoriadas até maio pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em cinco meses serão fiscalizadas 142 usinas hidrelétricas em 18 Estados, além do Distrito Federal. Nessa primeira etapa passaram por vistoria as barragens de hidrelétricas classificadas como de “dano potencial alto”.

Também passarão por vistoria no estado as barragens das usinas hidrelétricas de Itiquira, Primavera (município de Poxoréu), Juína, Salto (entre os municípios de Indiavaí e Jauru), São Lourenço (Juscimeira), Ombreiras (entre Araputanga e Jauru), Figueirópolis (em Figueirópolis D’Oeste), Bocaiúva (Brasnorte), Graça, Brennard (entre Barra do Bugres e Tangará da Serra), Pampeana (entre Barra do Bugres e Tangará da Serra), Juba I (Tangará da Serra), Poxoréu e Inxú (entre Campo Novo do Parecis e Nova Maringá).

Parte da inspeção será feita pelas agências estaduais conveniadas e no caso de Mato Grosso, quem auxiliará nesse trabalho é a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager). Segundo a Aneel, o “dano potencial alto” diz respeito à área e pessoas afetadas pela usina, ou seja, regiões com maior população próxima às barragens.

Além das vistorias presenciais, em cumprimento às deliberações da Resolução do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastres, a Aneel está determinando à todas as usinas que fiscaliza, inclusive as que são avaliadas como de menor risco, a atualização dos Planos de Segurança de Barragens e do Plano de Ação Emergencial. E a partir desse ano esses documentos devem ser assinados não só pelo responsável técnico como também pelo presidente da empresa.
 
(Com informações da Aneel)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet