Notícias / Educação

06/02/2019 - 15:18

Semana inaugural: IFMT Campus Cáceres realiza ciclo de palestras e intervenções pedagógicas

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Jovens alunas e alunos do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo estão vivenciando no início dessa semana um processo de intensa imersão na vida acadêmica e escolar do campus com atividades interdisciplinares envolvendo servidores docentes e técnicos do instituto no propósito contribuir para a formação integral desses estudantes.  A agenda marca o início do ano letivo do campuscom a recepção de calouros e veteranos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática, do curso subsequente ao ensino médio em Agropecuária e dos cursos superiores em Tecnologia em Biocombustíveis e Engenharia Florestal.  

"Estou gostando bastante e muito animada, já conhecendo os professores, os setores, as possibilidades de aulas de campo. Conversamos com os colegas sobre nossa preocupação com o tempo de estudo porque temos atividade durante todo o dia, mas é legal, tem o horário de almoço e os intervalos. Já falei pras minhas amigas estudarem e virem pra cá no próximo ano", afirma Karina Évelyn Ramos, aluna do ensino médio integrado, ao comemorar o seu ingresso no campus.

De acordo com Departamento de Desenvolvimento Institucional (DDE) do Campus, a expectativa é que haja outros ingressos de alunos no decorrer do ano, com a abertura de vagas dos cursos semestrais como Técnico em Agropecuária Subsequente, e também com a possibilidade de oferta de cursos de aperfeiçoamento e cursos de Formação Inicial e Continuada. "Além dos cursos nas diversas modalidades, a nossa instituição está aberta a comunidade também com espaços de eventos científicos e ações extensionistas desenvolvidas por nossos servidores", afirma a diretora do DDE, Juçara Tinasi.

Na abertura da programação, o diretor do campus professor Salmo César da Silva destacou a preparação para a recepção dos alunos, incluindo ações de infraestrutura a exemplo de atendimento a demandas antigas como a reforma do refeitório. "para melhor prestação de serviços a vocês, estamos felizes em poder recebê-los com o refeitório todo reformado", anuncia o diretor.

Durante a semana, além de atividades letivas, palestras, apresentação dos espaços físicos e da dinâmica de funcionamento de cursos, os alunos terão outras orientações sobre política de assistência estudantil e sobre ensino, pesquisa, iniciação científica e extensão, em espaços de diálogo com coordenações de cursos, coordenação de atendimento ao educando, servidores docentes e técnicos.
 
Na manhã desta terça-feira, (05.02), o gerente local de incubadora de projetos do IFMT Campus Cáceres, Vagner Aniceto Teixeira palestrou sobre o tema Empreendedorismo. Aniceto socializou os propósitos e ações do Núcleo Incubador do IFMT Campus Cáceres, unidade ligada à coordenação de extensão do campus responsável por envolver alunos, servidores, comunidade e setor produtivo local em ambiente propício para empreendimentos inovadores.  

Em outros espaços formativos e de diálogos com os alunos, a pedagoga do campus Suely Nobre de Souza, do Setor de Orientação e Apoio Pedagógico (SOAP) abordará a organização didática para o Ensino Médio e para o Ensino Superior, com agenda direcionada aos cursos por nível e modalidade de ensino.

O encerramento da semana contará com a contribuição da conferencista professora e advogada, Ana Emília Iponema Brasil Sotero, presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, seccional de Mato Grosso que abordará a relação entre familiares e estudantes. A atividade voltada para alunos, familiares e servidores da instituição será realizada na manhã deste sábado (09.02), a partir das 8 horas, no auditório do campus.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Maria Orlanda, em 06.02.2019 às 18:36

    Muito bom parabens a todos do campos Ifmt Cáceres.

 
Sitevip Internet