Notícias / Cidade

06/02/2019 - 15:12

Prefeitura de Cáceres apura denúncias de casas populares fechadas

Por PMC

Com o objetivo de averiguar denúncias sobre irregularidades em casas populares, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Cáceres está efetuando fiscalização nos conjuntos de habitação dos projetos sociais do governo federal, com quem tem parceria na construção desse tipo de moradia.

Através do Setor de Habitação e Interesse Social-SHIS, a Secretaria de Assistência Social faz averiguações nos empreendimentos residenciais da cidade do Programa Minha Casa Minha Vida.
Essas averiguações partem das denúncias que o SHIS e ou Ouvidoria da Caixa Econômica recebem, envolvendo os imóveis dessas casas populares.

As denúncias recebidas são averiguadas pela equipe do SHIS e, após coleta de informações, os dados são enviados para à Gerência Executiva de Habitação (GIHAB) da Caixa Econômica Federal.
Tais ações vêm sendo realizadas constantemente pelo SHIS em todos os residenciais, com objetivo de averiguar a regular ocupação do imóvel.

As denúncias podem ser feitas no Setor de Habitação, de segunda à sexta-feira, nos horários de 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Também pode ser efetuada através da Ouvidoria da Caixa, no número de telefone 0800 725 7474.

As denúncias para a Caixa

Para facilitar a fiscalização e a formalização de denúncias, a Caixa Econômica Federal criou dois canais exclusivos, com a possibilidade de manifestação anônima.
Segundo a Caixa Econômica Federal, as ocorrências de ociosidade e/ou ocupação irregular são tratadas pelo banco após o recebimento das denúncias.

Ao receber uma denúncia de imóvel não ocupado, bem como demais irregularidades, a Caixa notifica os moradores para que comprovem a ocupação regular. Caso fique comprovada a irregularidade, a Caixa adota medidas judiciais para buscar a rescisão do contrato e a reintegração de posse. Esse trabalho de averiguação é feito pela Prefeitura.

A Caixa informa que não é proibida a venda do imóvel dos beneficiários da faixa 1, desde que seja quitado o valor da dívida integral e devolvido o subsídio recebido do Programa, conforme previsto em lei e em contrato.

A comercialização (aluguel e venda) de imóvel, sem a respectiva quitação, é nula e não tem valor legal. Quem vende ou aluga fica obrigado a restituir integralmente os subsídios recebidos e não participará de mais nenhum programa social com recursos federais. Já quem adquire irregularmente perderá o imóvel. Esta condição é informada ao beneficiário por ocasião da assinatura do contrato.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por JORDÃO DOS SANTOS BRITO, em 30.11.2021 às 20:53

    A Prefeitura tem que apurar sim e denunciar, ,porque tem algumas pessoas, que já possuem imóveis e pegam essas casinhas, pra depois venderem ou alugarem pra ganharem dinheiro. Sendo muitas outras pessoas, que não tem onde morar, vivem pagando Aluguel. Por tanto esta correto a Prefeitura averiguar.

  • por Luiz César, em 07.02.2019 às 08:06

    Prefeito olha o prefeito de 4 Marcos correndo atrás de geração de emprego para o município dele, para de querer perseguir pobre e vai atrás de arrumar algo igual o prefeito de lá para ver se movimenta capital de giro dentro de Cáceres para poder pagar os impostos que está cobrando

  • por Helena, em 07.02.2019 às 08:04

    Prefeitura não tá dando conta nem.de fazer o papel dela, nem de varrer ruas, e vem querendo fazer serviço de apuração de denúncia, Brincadeira.

  • por Jr, em 07.02.2019 às 07:58

    Prefeitura agora trabalha para Caixa Econômica Federal é? Quem tem que apurar denúncias e investigar é polícia ou órgãos competentes.

  • por Tibúrcio Junqueano Pantaneiro, em 06.02.2019 às 21:45

    A prefeitura precisa fiscalizar muito bem essas casas pois já tem até casas que até foram vendidas e outras estão sendo alugadas para outras pessoas, agora o brasileiro quer cobrar honestidade dos políticos e esquece que o exemplo precisa vir da própria pessoal. Gente vamos ser honesto, se não precisa da casa, devolve para o município repassar para quem realmente precisa, tem gente que nunca morou na casa desde que foi entregue pela Caixa ( prefeitura ). Pronto falei ... e o vizinho que souber da casa que está sem morador é só ligar na Prefeitura que o órgão vai fiscalizar e verificar a denúncia.

 
Sitevip Internet