Notícias / Politica

01/02/2019 - 14:51 | Atualizado em 01/02/2019 - 15:18

Moretto faz parte da nova mesa diretora da Assembleia

Por RD News

Como já era esperado, o deputado Eduardo Botelho (DEM) foi reeleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia. Com 20 votos, o parlamentar conduzirá o Legislativo até 2020. A eleição foi realizada no fim da manhã desta sexta (1º), após a sessão solene de posse dos 24 deputados que vão exercer mandato nesta 19ª legislatura (2019-2022). O deputado Sebastião Rezende (PSC), em seu 5º mandato consecutivo, foi quem conduziu a votação.

Liderando a chapa "Experiência e Seriedade", Botelho não teve concorrência, já que conseguiu cooptar a maioria dos novatos a integrarem uma Mesa mista. Três deputados votaram não e um se absteve.
A votação foi realizada com voto secreto, ao contrário do que Ulysses pretendia. O líder do MBL no Estado chegou a pedir intervenção do Tribunal de Justiça, para que a votação fosse aberta. A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, negou tal pedido. Apesar disso, o novato declarou seu voto contrário a Botelho.
"Agora estamos iguais aqui nesta casa. Aos que me votaram agradeço, e aos que não votaram, serei o presidente de vocês também. Estarei aqui para ouvi-los e atendê-los também", disse Botelho, logo após a conclamação de sua vitória.

A composição da Mesa Diretora conta com a deputada Janaina Riva (MDB) como 1ª vice-presidente. A parlamentar chegou a pleitear a 1ª secretaria, função considerada de suma importância no Legislativo, pois é a responsável por administrar a aplicação dos R$ 535 milhões em recursos que fazem parte do orçamento da Casa, este ano.
O deputado Max Russi (PSB) foi eleito primeiro secretário, e chega à função com alto poder de articulação, depois de ter adquirido know-how na função de titular da Casa Civil, na gestão do ex-governador Pedro Taques (PSDB).

Auxiliando Russi, o deputado Valdir Barranco (PT) foi eleito 2º secretário e trouxe um fator surpresa ao se aliar a Botelho para compor a Mesa. Isso porque, Barranco integra o grupo de oposição ao Governo, que tende a possuir alta expoência nesta legislatura, enquanto que Botelho faz parte do grupo de situação, sendo do mesmo partido do governador Mauro Mendes (DEM).
Também foram eleitos os novatos  João Batista do Sindipen (Pros), Valmir Moretto (PRB) e Paulo Araújo (PP).
Batista, que está no primeiro mandato como deputado, ficou com a 2ª Presidência. Foi eleito com forte apoio dos movimentos sindicais que representam os servidores do Poder Executivo. João Batista substituiu de última hora o deputado Elizeu Nascimento (DC).
Araújo que passa a ser 4º secretário, após definições que ocorreram nas últimas horas. Araújo é ex-vereador por Cuiabá e assumiu o primeiro mandato como deputado. Na 3ª Secretaria ficou Moretto, que na campanha gastou R$ 917 mil.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet